Coronavírus: especialista dá dicas para pequenas e médias empresas

Confira cinco passos para lidar com a crise provocada pela pandemia

28/05/2020 08:00

28/05/2020 08:00

Na última terça-feira, 26, o Brasil registrou mais 1.039 mortes por Coronavírus (Covid-19), nas últimas 24 horas, tornando-se assim o país com mais óbitos pela doença em um dia. Como novo epicentro da pandemia, o cenário preocupa cada vez mais micro, pequenos e médios empresários, que precisam lidar com a crise.

Com o agravamento da pandemia, empresas reavaliam, a cada momento, projeções e estratégias para sobreviver em meio à crise econômica atual e futura. A situação se torna ainda mais preocupante para os pequenos negócios, que sofrem com as restrições necessárias para a prevenção da doença.    

Contratações no pós-crise exigirão profissionais mais preparados

O desespero ao vivenciar uma crise, muitas vezes, é tão grande que pode levar alguns empresários a tomarem decisões erradas e, até mesmo, irreversíveis a longo prazo. É o que diz o CEO da rede Guia-se, José Rubens Oliva Rodrigues.

O especialista em Gestão, Vendas, Marketing, Empreendedorismo e Negociação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do comitê de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) recomenda que, se possível, as pequenas empresas criem um comitê para gerir a crise.

Além disso, o especialista lista cinco passos que podem ajudar a mapear as ações necessárias nesse momento. Confira!

  1. Identifique que atividades podem continuar, quais devem sofrer modificações (home office, e-commerce, delivery, EAD) e as que terão realmente que pausar durante a crise;
  2. Reavalie pagamentos com calma, negocie com fornecedores, com propostas plausíveis para ambos os lados. "Lembre-se: todos estamos na mesma situação",diz;
  3. Seja presente, mesmo à distância, no dia a dia dos seus clientes. Utilize redes como Whatsapp e e-mail para se manter em contato com eles;
  4. Revise metas e orçamentos;
  5. E, caso necessário, avalie todas as opções de linhas de crédito.

 

"Agir rápido não quer dizer agir de forma não calculada. Pense, repense, reinvente-se e saia dessa situação ainda mais forte!", diz o especialista.

 

Especialista lista passos para sair da crise (Foto: Pixabay)
Especialista dá dicas para pequenas e médias empresas (Foto: Pixabay)

 

Especialistas falam sobre o Pronampe

No fim de abril, foi aprovado por unanimidade no Senado o Projeto de Lei (PL) 1.282/2020, que concede uma linha de crédito especial para pequenas e microempresas.

O PL tem autoria do senador Jorginho Mello (PL). A Lei nº 13.999, que institui o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), foi sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro e divulgada no dia 19 de maio.

Empreendedores podem recorrer a 149 linhas de crédito, diz Sebrae

O Pronampe destina-se à empresas com receita bruta de até R$4,8 milhões ao ano, conforme o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, com juros de 3,75%.  

notícias de empregos

No caso de empresas com menos de um ano de funcionamento, o limite de empréstimo será de até 50% de seu capital social ou até 30% da média de seu faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades, o que for mais vantajoso.

Além disso, as empresas que tomarem os recursos ficarão impedidas de demitir trabalhadores por 60 dias. Para o economista do IBMEC, Gilberto Braga, o Pronampe será um sucesso, já que nunca houve um crédito tão acessível com tão poucas exigências de garantia:

"Acho que a maior vantagem para o micro e pequeno empreendedor é que ele sempre teve muita dificuldade em obter crédito farto e barato por conta da burocracia ainda existente no Brasil. O ponto negativo é se os recursos, por serem baratos, forem acessados por pessoas que não irão empregá-los de forma adequada nas suas empresas, desvirtuando a sua finalidade."

Leia mais

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis