Brasil pode gerar mais de 1 milhão de vagas de emprego em 2020

Em 2019, foram criadas 644.079 postos com carteira assinada

20/02/2020 04:00

20/02/2020 04:00

O Brasil deverá abrir mais de 1 milhão de vagas de emprego em 2020. A previsão foi dada pelo secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo. A declaração ocorreu após os números de 2019 serem fechados.

Apesar de a expectativa de crescimento ser maior que a do ano passado, para gerar 1 milhão de vagas em 2020, o secretário ressaltou, em janeiro, que alguns pontos precisam ser considerados. O Produto Interno Bruto (PIB) precisa ter uma alta próxima de 3% até dezembro.

"Neste cenário, se a economia chegar a um crescimento de 3%, é bem provável que (o Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) se encoste em 1 milhão de empregos em 2020", disse Bruno Dalcolmo ao Estadão.

Neste caso, o cenário ainda depende do mercado externo, da aprovação de reformas, do andamento das privatizações, das negociações comerciais e da confiança do empresariado.

"Até a possibilidade de pandemia na China pode ser um problema. Mas a economia brasileira está na direção correta", disse o secretário ao Estadão.

Conforme dados do IBGE, no ano passado, foram criadas 644.079 vagas com carteira assinada no país, resultado considerado o melhor desde 2013. Em relação aos setores da economia, o secretário prevê que Serviços e Comércio tendem a abrir a maior quantidade de oportunidades com registro em carteira.

No ano anterior, o destaque foi o setor de Serviços, que gerou mais de 382.525 empregos formais. Para o Grupo Albatroz, que atua na área, o crescimento foi observado na Arcolimp, uma das empresas do grupo que trabalha com facilities.

Para a gerente de Recursos Humanos, Daniela Belizário, o que mais contribuiu para o crescimento do segmento foi a implantação de diversos serviços, não limitados ao cargo de auxiliar de serviços gerais.

Brasil pode gerar 1 milhão de empregos em 2020 (Foto: Governo do Brasil)
Brasil pode gerar 1 milhão de empregos em 2020
(Foto: Governo do Brasil)

Saiba como se sair bem em uma entrevista de emprego

Ainda de acordo com a gerente de RH do Grupo Albatroz, a apresentação pessoal faz toda a diferença na hora de recrutar o candidato.

"No setor de Serviços, costumamos analisar o comportamento e experiências para selecionar o profissional mais capacitado. A dica para se destacar no processo seletivo é investir na formação", concluiu.

Nesse caso, a melhor estratégia é, de fato, apostar em uma boa apresentação. Por isso, em 2019, a diretora da Outliers Careers, Madalena Feliciano, separou algumas dicas, que continuam atuais, para quem quer causar uma boa primeira impressão em entrevistas de emprego.

A especialista destacou que é normal se sentir nervoso, mas o segredo é se preparar com antecedência. A ideia é que o candidato se antecipe e já tenha em mente quais possíveis perguntas podem ser feitas. Além de um bom currículo.

“A primeira coisa a se fazer é estruturar bem seu currículo com todos os dados e atribuições para torná-lo atraente e em linguagem comercial. Depois, pesquise sobre a empresa que deseja trabalhar, formulando respostas sobre o porquê você deve estar naquele cargo, como sua visão condiz com a do local e pode ajudar este a crescer”, aconselhou.

Outro fator que ajuda muito é transmitir confiança no momento da entrevista. "Muitas vezes pode parecer difícil para os tímidos, mas passar confiança e falar com desenvoltura é muito importante", disse.

A especialista também recomenda que os candidatos demonstrem autoconhecimento, determinação e força de vontade.

"Se é o seu primeiro emprego, mostre que, apesar de estar começando, está disposto a aprender e que sabe o que quer. O mesmo vale para quem já está no ramo há anos, afinal, cada nova empresa tem suas peculiaridades. Fale sobre como está disposto e entusiasmado com a chance de poder trabalhar naquele local", concluiu.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis