Enem 2020: curso do Rio se reinventa em aulas de redação online

Exame impresso do Enem será aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro

31/07/2020 10:30

Por: Cinthia Guedes

31/07/2020 10:30 - Por: Cinthia Guedes

Foi publicado nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 Impresso. A aplicação do exame está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021

A nova data da avaliação foi escolhida após enquete realizada com estudantes. Essa edição do exame ainda terá a versão digital, que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação do Enem ficou marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro, mesmas datas da realização das provas em unidades prisionais. 

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, professores e alunos precisaram se reinventar para que o estudo para as provas do vestibular não fosse prejudicado. Até mesmo as tradicionais aulas de redação, com a prática de dissertações manuscritas, tiveram de ser adaptadas ao ensino digital e a esse "novo normal". 

Um exemplo disso é o curso Escreva, no Rio de Janeiro, que tem foco na redação para o Enem e nos principais vestibulares do país e, antes mesmo da pandemia, já tinha como diferencial o número reduzido de alunos por sala de aula, por não acreditar no sucesso de aulões de vestibular. 

Com o adiamento da prova do Enem e diante do cenário de pandemia, o curso preparatório decidiu adaptar suas aulas de redação presenciais para o online e, dessa forma, expandir o ensino para alunos de todo o Brasil. 

"Assim que foi determinada a quarentena, em março, decidimos lançar as nossas aulas online de redação. Tivemos que fazer algumas adaptações no conteúdo e na dinâmica do curso ao ensino a distância, mas acredito que foi a melhor decisão tomada. As redações manuscritas foram substituídas pelas digitais, o acompanhamento psicológico foi redobrado nesse período de pandemia e o valor da mensalidade foi reajustada", conta Elaine Antunes, idealizadora do Escreva e professora de Português.

A educadora ressalta a necessidade de ter empatia e exercer o acolhimento e a colaboração mútua para que, junto com as famílias, os desafios impostos pela pandemia possam ser superados. Como resultado desse processo, o Curso Escreva teve 100% de adesão dos alunos nesse novo formato e agora o objetivo é expandir esse conceito para outros Estados.

 

Elaine Antunes, idealizadora Curso Escreva
Elaine Antunes é idealizadora do Curso Escreva, que terá aulas de redação
para o Enem online (Foto: Divulgação)

Leia também: 

Como funcionam as aulas online do Curso Escreva? 

O Curso Escreva segue com as aulas interdisciplinares. No entanto, os encontros, que antes aconteciam na Tijuca (Zona Norte) e em Botafogo (Zona Sul carioca), agora acontecerão em salas de videoconferência por Skype. 

As redações manuscritas, antes eram corrigidas à mão, agora serão enviadas por e-mail e avaliadas online. O material multidisciplinar, entregue em sala, será compartilhado na Sala de Aula do Google, e os simulados aplicados presencialmente, serão a distância, no horário de aula, e com prazo de 2h para envio.

Além do aprendizado para o vestibular e da equipe multidisciplinar, o preparatório de redação do Enem conta com um acompanhamento psicológico para os seus alunos. E, por conta da instabilidade emocional provocada pela pandemia, o Curso Escreva decidiu redobrar a sua atenção nesse quesito. 

"Em geral, eu sempre chamo uma profissional da Psicologia para conversar com os alunos às vésperas do Enem. Mas, diante dessa nova realidade, percebi que eles se apresentaram mais ansiosos, com uma enorme desorganização. Alguns me procuraram para chorar, desabafar, mas não sou especialista para lidar de modo técnico sobre isso. Por isso, não pensei duas vezes e acionei uma psicóloga para ajudar no processo. Tivemos um encontro para falar sobre ansiedade, medos, incertezas, estratégias de estudo e organização, além de lidar com as emoções. No mês de junho, demos suporte e, no final de julho, teremos mais um encontro para entender como foi o desenvolvimento do aluno. Ficou clara essa necessidade de ajudá-los nesse momento confuso e difícil. Eu não fiquei cega a isso e agi o mais rápido que pude", explica Elaine.

O início das aulas online de redação para o Enem 2020 está marcado para o dia 5 de agosto. As aulas acontecerão às quartas-feira, às 18h e terão duração de 1h20min. 

Os interessados podem se matricular pelo site do Curso Escreva. A mensalidade é no valor de R$450, por aluno. Para obter mais informações, os alunos ou os responsáveis podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99698-5031. 
 

Notícias Editoria de Empregos


 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis