UFRN: 9,3 mil vagas de capacitação profissional na área de TI
Há vagas nos cursos de desenvolvedor de jogos eletrônicos, programador de dispositivos móveis e programador web. Faça seu cadastro no site da UFRN!
12/10/2020 12:00
12/10/2020 12:00

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para 9,3 mil vagas em cursos de qualificação profissional. As oportunidades, que estão disponíveis através do Programa Novos Caminhos, são para aprendizagem na área de Tecnologia da Informação.

Para se inscrever, os interessados devem ter, no mínimo 16 anos, não possuir matrículas ativas em outro curso financiado pelo Bolsa Formação, e ter o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) completo. 

Os cursos de qualificação profissional acontecem na modalidade a distância (EaD) e o aluno não tem custo nenhum com matrículas ou taxa de participação. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 

  • Desenvolvedor de jogos eletrônicos: 2.400 vagas
  • Programador de dispositivos móveis: 2.700 vagas
  • Programador web: 4.200 vagas

As inscrições serão recebidas até o dia 21 de outubro, no site da instituição . De acordo com o edital , cada candidato poderá se inscrever em apenas uma opção de curso. A confirmação do cadastro será enviada para o e-mail informado no momento da candidatura. 

O preenchimento das vagas disponibilizadas será feito por sorteio, dentre o conjunto numérico gerado de acordo com a ordem das inscrições para determinado curso. A divulgação dos candidatos contemplados será feita no dia 22 de outubro. 

Após a divulgação do resultado, os contemplados deverão confirmar o interesse pela vaga até o dia 29 de outubro para a confirmação de sua matrícula. Essa confirmação será feita através do acesso ao ambiente virtual de ensino, cujo link será enviado para o e-mail inserido pelo candidato no ato da inscrição. O início das aulas está previsto para o dia 2 de novembro de 2020.

Cursos de capacitação profissional - Instituto Metrópole Digital (UFRN)

  • Número de vagas: 9.300
  • Inscrições: até 21 de outubro
  • Divulgação dos candidatos selecionados: 22 de outubro
  • Confirmação da inscrição: até 29 de outubro
  • Início das aulas: 2 de novembro
Cursos online e gratuitos
UFRN divulga 9,3 mil vagas em cursos gratuitos
(Foto: Divulgação)


o que + você precisa saber: 


Futuro do trabalho: capacitação deve ser prioridade das empresas

Como será o mercado de trabalho nos próximos anos? Uma pesquisa da Salesforce, líder global em CRM, trouxe dados relevantes sobre o futuro do trabalho e os impactos do Coronavírus sobre as relações entre os colaboradores e empresas.

O estudo concluiu que a capacitação deve ser prioridade para as empresas. Uma vez que o mercado requer profissionais com novas habilidades e conhecimentos específicos.

Quase um terço dos entrevistados diz não ter essas habilidades técnicas exigidas pelo mercado. Por isso, 57% dos brasileiros já consideram obter outra formação.

Diante desse contexto, para 75% dos entrevistados o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas. 77% dizem que a tecnologia deve desempenhar um papel essencial nesse processo.

O vice-presidente sênior general manager da Salesforce no Brasil, Fábio Costa, explica que a capacitação é a chave para o crescimento e superação.

"As empresas que enfrentaram melhor o processo de isolamento social, prepararam suas equipes para lidar com um novo contexto, ferramentas e processos digitais. Sem novas habilidades, não há perspectiva positiva", diz Fabio.

O estudo ‘Série Global Stakeholder - O Futuro do Trabalho, Agora’ foi realizado com mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura.

No Brasil, o levantamento teve 2 mil entrevistados. O vice-presidente sênior general manager da Salesforce no Brasil ressalta a importância da pesquisa:

"A Série Global Stakeholder traz reflexões importantes sobre a percepção dos brasileiros em relação às mudanças nas dinâmicas de trabalho e mostra uma expectativa de que as empresas como protagonistas para melhorar o mundo", destaca Fabio Costa.

Leia mais sobre o futuro do trabalho
 

Notícias Folha+

 

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter