Versão nova do site ativada

Estágio: onde procurar? Veja 5 dicas para encontrar mais vagas

23/06/2020 12:00 | Atualizado: 23/06/2020 19:15

23/06/2020 12:00 | Atualizado: 23/06/2020 19:15

Procurar uma vaga de estágio, mesmo com tantas facilidades tecnológicas a dispor, pode ser um verdadeiro desafio. Seja pela escassez de vagas na área desejada ou pelo fato de que muitos se limitam aos recursos tradicionais e deixam escapar outras oportunidades. 

Existe, sim, uma infinidade de sites confiáveis na internet - pagos e gratuitos -  que são uma excelente ferramenta de busca. Mas nem todas as vagas estão, necessariamente, anunciadas nesses portais. 

Para te ajudar a procurar uma vaga de estágio e onde procurar, FD Empregos separou cinco dicas de opções de busca. Confira!

1. Programas universitários e de outras instituições de ensino

Um erro muito cometido por estudantes é ficar totalmente alheio às oportunidades que surgem dentro do próprio local de ensino. No Brasil, é comum universidades e às vezes até escolas firmarem parcerias com empresas e órgãos. 

Essas parcerias permitem aos alunos mais chances de conseguir uma vaga de estágio. Portanto, se está procurando uma chance, comece pela secretaria da faculdade, do colégio ou do curso. 

Ainda que não haja programas abertos voltados para alunos, converse com seus professores e coordenadores. Coloque-se a disposição para possíveis oportunidades que surgirem e certamente você será alertado quando isso acontecer. 

2. Sites e grupos na internet

Sim, como já mencionado, mesmo os melhores sites de busca de vagas não têm como anunciar todas as oportunidades que surgem no mercado. Até porque a escolha de anunciar ou não a vaga é de cada empresa. 

Mas essas ferramentas virtuais são essenciais para quem quer conseguir ingressar no mercado como estagiário. São muitas vagas abertas e a praticidade dos recursos desses sites otimiza muito o processo. 

Confira uma lista de sites confiáveis para procurar vagas de estágio:

+ 7 sites seguros para procurar emprego e estágio durante a pandemia

Outra alternativa são os grupos no Facebook. Nesse caso vale a pena ter mais cautela para não cair em golpes. Procure se certificar da veracidade das vagas e prefira grupos confiáveis, administrados por pessoas da área e que você conheça minimamente. 

3. Vá direto até a fonte

Dependendo da área na qual você deseja fazer estágio, talvez até já tenha em mente uma empresa na qual gostaria de atuar. Nesse caso, ir diretamente na fonte pode ser mais uma alternativa. 

Mas é preciso tomar cuidado para não fazer isso da forma errada. Se for comparecer em um local onde deseja trabalhar, certifique-se de que está qualificado para aquele tipo de vaga e pense em uma boa abordagem. 

Muitas pessoas que vão direto nas empresas colocar currículos acabam deixamos esses documentos nas mão de gerentes e recepcionistas. Se esta for a única opção, tudo bem. 

Caso contrário, pergunte sobre a possibilidade de entregar pessoalmente para o gestor de RH. Mas em casos assim ligue antes, não chegue de surpresa!

 

Vagas de estágio onde procurar
Enquanto muitos procuram, outras vagas de estágio ficam sem concorrência
(Foto: Reprodução)

 

4. Órgãos do Governo

Diversos órgãos governamentais e instituições públicas abrem vagas de estágio com frequência. Só que muitas vezes essas oportunidades são anunciadas somente no site do órgão em questão e em quadros de avisos e são menos visadas. 

Quem fica mais atento, leva a melhor. Então procure saber na sua prefeitura, nas procuradorias da região, em unidades do ministério público e em empresas vinculadas ao Governo sobre novas vagas abertas. 

Recentemente a Ebserh, por exemplo, uma estatal que administra hospitais universitários em todo o Brasil, abriu um processo seletivo de estágio no Distrito Federal. Mas até início de junho a concorrência na área de Tecnologia era quase zero.

5. Noticiário

Por fim, um excelente local onde procurar vagas de estágio é o noticiário da área. Aqui no site da FD Empregos, da Folha Dirigida, são anunciadas dezenas de oportunidades diariamente, em todo o Brasil. 

Há ainda a ferramenta de busca de vagas, fruto de uma parceria com a InfJobs. O uso da plataforma é totalmente gratuito e nele é possível encontrar vagas de emprego e estágio em todo o país. Saiba mais:

+Conheça a nova ferramenta de busca de empregos da Folha Dirigida

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis

Preparação