Saiba como procurar emprego em tempos de quarentena


A pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) tem gerado impactos agressivos na economia mundial e na vida das pessoas. Um dos grupos mais afetados diante de toda essa situação é o de desempregados

Com as incertezas em relação aos próximos meses, é esperado que muitas empresas deem uma freada nos investimentos. E, com isso, as contratações também podem se tornar mais raras. 

Trabalho e Coronavírus: dicas de boas práticas para vencer o momento

Contudo, isso não quer dizer que será impossível conseguir um emprego. Com certeza é um desafio a se enfrentar, mas existem formas de lidar com a situação da melhor maneira para ter mais chances de enfrentar esta fase.

Desempregados devem dar preferência a processos online
(Foto: Freepik)

Cinco dicas para ter mais chances de conseguir emprego

Existem, hoje, no Brasil mais de 11,6 milhões de pessoas sem emprego. Gisele Maiara, de 28 anos, é uma delas. A administradora de empresas está sem trabalho há um mês e teme pelo tempo que levará para conseguir uma recolocação. 

"Como a recomendação é evitar aglomerações, penso que será mais difícil conseguir um novo emprego. (...) Os colaboradores já estão de home office e acho difícil as empresas realizarem novas entrevistas e contratações nas próximas semanas", afirma. 

Para ajudar a lidar com este desafio, a coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, Larissa Ruza, listou cinco dicas para ter mais chances de conseguir emprego. 

A empresa é uma plataforma inteligente de recrutamento digital, que oferece um sistema completo de atuação em todas as etapas do processo seletivo, desde a criação de novas vagas até a seleção de pessoas para contratação efetiva. 

Em combate ao Coronavírus, Iges-DF contrata temporários da Saúde

1. Manter a calma e a cabeça no lugar

Diante deste momento em que o mundo inteiro já está ansioso, tem mais chances de obter sucesso quem consegue manter a cabeça no lugar. Ruza defende que, apesar de ser uma orientação subestimada por parecer clichê, faz a diferença:

“Por mais clichê que possa soar, é preciso lembrar: não se desespere. O desespero faz com que não encontremos saídas e transforma qualquer caminho em labirinto. Mesmo sendo difícil, tente racionalizar a situação e transformar a sua ansiedade em ação.”

2. Reforçar e aumentar a rede de contatos

Estamos lidando com medidas de distanciamento social. Mas graças à tecnologia isso não nos impede de manter nossas relações por meio das redes sociais, sejam eles pessoais ou profissionais.

A especialista defende que o período de quarentena é um bom momento para criar ou reforçar a rede de contatos profissionais. Participar de comunidades virtuais com interesses relacionados à sua área de atuação e compartilhar conhecimentos são a orientação. 

“Notifique que está em busca de um emprego aos mais próximos, em suas redes sociais e grupos de Whatsapp. Sabe aquele amigo que trabalha em uma empresa legal? Ligue para ele! (...) Conecte-se, comente e se faça visível!,”, orienta.  

3. Utilize as ferramentas digitais de forma ativa

Ainda falando sobre o universo digital, Ruza reforça que ele pode ser um grande aliado nesse momento de busca por um emprego. As melhores e maiores empresas, ela lembra, estão inseridas nas redes sociais e divulgam suas vagas em sites e plataformas de emprego. 

“Portanto, vá à caça! Se torne um pesquisador, busque por oportunidades relacionadas ao seu objetivo de carreira e inscreva-se nas oportunidades que fizerem mais sentido para você”, alerta.

4. Realize processos seletivos digitais

Com a pandemia do novo Coronavírus os profissionais não podem esquecer da importância das medidas de distanciamento social. Portanto, busque por canais que permitam fazer um processo seletivo digital.

Existem diversas plataformas que possibilitam realizar entrevistas e testes sem sair de casa, de forma muito mais fácil, com seu próprio celular. É importante estar adaptado aos recursos:

“As áreas de RH continuam a avaliar candidatos, e quem conseguir migrar mais rápido para o digital, com certeza sairá na frente nesse período.”

Senac RJ realiza feirão virtual com 1,5 mil vagas de emprego e estágio

Setor de inovação se destaca no combate ao Coronavírus no Brasil

5. Compartilhe conhecimento e oportunidades

Lembra sobre a importância de manter uma boa rede de contatos? Para isso, compartilhar conhecimentos é fundamental. E ajudar outras pessoas que estão precisando, além de ser gratificante, contribui para a sociedade ao seu redor.

“Se conhece alguém que, assim como você, está em busca de uma nova chance, compartilhe oportunidades! Eduque as pessoas para utilizarem a internet de uma forma colaborativa e funcional nesse período,” aconselha a especialista.

Neste momento de pandemia o desafio é coletivo, todos precisam agir em prol do bem comum. E conseguir um emprego não será tarefa fácil, mas aqueles que sabem ser criativos e se adaptam aos novos tempos têm mais chances. Portanto, a principal dica é: não desista!