Folha Dirigida Entrar Assine

Quais os requisitos e como conseguir emprego de jovem aprendiz?


Se você já completou 14 anos e procura a melhor forma de ser inserido no mercado de trabalho, o programa de Jovem Aprendiz pode ser a solução. Pela Lei, todas as grandes empresas devem oferecer esse tipo de vaga, por isso o programa é muito visado por jovens a procura do primeiro emprego

A Lei do Aprendiz (Lei nº 10.097/2000 ), aprovada em 2000 e regulamentada em 2005, determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes em seu quadro.

Esse tipo de contrato de trabalho, contudo, é diferenciado. Ele possui algumas regras próprias e uma série de vantagens. Confira!

Só pode durar até dois anos;
Deve assegurar ao jovem uma formação técnico-profissional (teórica e prática);
♦ Carteira de Trabalho assinada;
Salário mínimo-hora e o piso estadual, caso exista, garantidos;
Direito a vale-transporte;
Jornada de trabalho de seis a oito horas diárias, sem prorrogação ou compensação;
Horário que não compromete a frequência escolar.

Durante a vigência do contrato de trabalho, o jovem aprendiz é capacitado na instituição formadora e na empresa. Essa capacitação combina tanto formação teórica quanto prática.

O objetivo da metodologia é integrar o conhecimento adquirido na teoria com a experiência no mercado de trabalho, que é o eixo condutor. Como explica o site Aprendiz Legal, esse modelo é baseado na Metodologia Telessala - aprendizagem com interação, instrutores e aprendizes em um mesmo patamar.

Com o objetivo de formar cidadãos autônomos, os jovens são preparados para a transição entre a escola e o trabalho, desenvolvendo, assim, sua postura crítica e criativa. A prática é o objetivo principal do currículo do aprendiz, e ela se desenvolve guiada pelas diretrizes da Lei de Aprendizagem e pelos pressupostos pedagógicos da Metodologia Telessala.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

Para ser um Aprendiz é necessário ter entre 14 e 24 anos, além de estar cursando ou ter terminado o ensino fundamental ou médio, com frequência escolar em dia. A idade máxima só não se aplica a pessoas com deficiência, neste caso não há limite.

Os adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos têm prioridade na contratação, salvo algumas exceções previstas no Manual de Aprendizagem.

Como ser um Jovem Aprendiz?

Para conseguir um emprego de Jovem Aprendiz o candidato, com idade dentro do limite estabelecido pela lei, pode se inscrever no Aprendiz Legal. Ele deve entrar em contato com uma instituição parceira que implementa o programa no seu estado.

No Sul - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - as inscrições podem ser pela Gerar. Já nas demais Regiões do país os interessados devem procurar o CIEE. O cadastro é feito pela internet, no portal das instituições.

Também é possível realizar inscrição por telefone. Vale destacar que o Aprendiz Legal é totalmente gratuito para o jovem - tanto a inscrição quanto o curso de formação oferecido durante a vigência do contrato.

Feita a inscrição na instituição responsável, o candidato vai passar por uma processo de seleção. Em geral, este processo é composto por análise de currículo, contato telefônico, redação, dinâmica de grupo e entrevista individual.

Comentários