Quais carreiras profissionais do futuro estarão em alta


O futuro chegou. As mudanças no nosso cotidiano estão cada vez mais constantes, certamente você já parou para se perguntar: “Será que algum robô vai me substituir no meu trabalho?”

É, essa é uma preocupação bem plausível. Mas calma, isso não é sinal de escassez de empregos. O avanço tecnológico, na verdade, é responsável pela criação de uma série de carreiras profissionais do futuro.

Segundo o “O Futuro dos Empregos 2018”, da World Economic Forum, novas categorias de emprego surgirão, mudando parcialmente ou por completo outras existentes.

O relatório da World Economic Forum afirma que até mesmo as profissões reconhecidas atualmente como sólidas devem sofrer transformações. Um exemplo são as carreiras do Direito.

A adoção de tecnologia pela indústria e empresas também influencia nesses resultados. Estima-se que aproximadamente 700 a 800 milhões de empregos podem ser substituídos até 2030.

Em contrapartida, novas vagas serão criadas. Discussões entre especialistas também apontam que 65% da população no ensino fundamental terão atividades profissionais diferentes das atuais, que ainda serão inventadas. 

Com base no relatório da World Economic Forum, algumas habilidades e empregos são apontados para o Brasil como caminhos mais fortes no futuro, considerando o período de 2018 até 2022.

Carreiras que estarão em alta no Brasil até 2022

1- Desenvolvedores e Analistas de Softwares e Aplicativos

O profissional dessa área é responsável por desenvolver e criar softwares e sistemas para os mais diversos dispositivos móveis. É necessário ter conhecimento na parte de programação, sistemas operacionais e inglês.

2- Diretos e executivos (Managing Directors e Chief Executives)

Com as constantes mudanças no meio corporativo são esperadas também novas propostas hierárquicas. Nesse caso com os cargos de Diretores Gerentes e também de Executivos-Chefes. De forma geral, responsáveis por operações e execuções de tarefas.

3- Analista e Cientista de Dados

Uma profissão que demanda habilidades técnicas para resolver problemas complexos. Sendo necessário um pensamento lógico bem apurado, conhecimento de banco de dados e habilidade com números.

4- Profissionais de Vendas e Marketing

Esta função é conhecida e permanecerá em alta. O principal papel é criar estratégias para aumentar as vendas de uma empresa ou marca.

5- Gerentes Gerais e de Operações

Responsável pela administração de recursos destinados à produção de bens e serviços

6- Representante de vendas

Com a criação e inovação de tecnologias é necessário o advento de vendedores técnicos e representantes capacitados para as respectivas funções.

7- Especialista em recursos humanos 

Com a grande concorrência e inúmeros profissionais bem qualificados, a habilidade de identificar e recrutar trabalhadores com um “diferencial” será fundamental. As habilidades de inteligência emocional estão em alta para o futuro. Você verá uma lista das habilidades previstas logo abaixo.

8- Profissionais em Database e Network 

Um campo também relacionado à coleta, tratamento, análise e geração de inteligência, além da manutenção de dados.

9- Consultores financeiros e de investimento

Criptomoedas, diferentes meios de investimento, novas formas de aposentadoria, tudo isso dependerá de consultores financeiros e de investimento para guiar tanto a população como empresas em geral.

Habilidades que as profissões do futuro exigirão

Como falamos anteriormente, as habilidades emocionais e de personalidade também serão levadas em conta como primordiais no futuro.  Na verdade, no próprio presente em alguns lugares, esses já são requisitos considerados como fundamentais para uma contratação.

De acordo com o relatório da World Economic Forum, essas são as habilidades para serem observadas e trabalhadas no futuro próximo, até 2022.

1- Pensamento analítico e de inovação
2- Criatividade, originalidade e iniciativa
3- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
4- Design e programação de tecnologia
5- Boa capacidade raciocínio, resolução de problemas
6- Liderança e influência social
7- Pensamento crítico e analítico 
8- Solução de problemas complexos
9- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
10- Inteligência emocional

Leia também:

Comentários