Versão nova do site ativada

Pandemia impacta saúde mental e bem-estar de 37% dos profissionais

31/07/2020 20:30

31/07/2020 20:30

Com a pandemia da Covid-19, muitos profissionais se viram forçados a adotar uma nova rotina de trabalho e aderir ao home office. Esse modelo proporciona diversos benefícios, como o fim da necessidade de deslocamento até o trabalho e mais tempo com os familiares.

No entanto, alguns reflexos negativos dessa mudança de rotina podem ser observados em algumas pessoas. De acordo com os dados da 12ª edição do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), empresa de recrutamento, 37% dos profissionais notaram uma piora na saúde mental e bem-estar durante a quarentena. Outros 33% não perceberam diferença contra 11%, que sentiram uma melhora.

Dentre os que identificaram o aumento de problemas na saúde mental, algumas medidas já estão sendo tomadas para minimizar tais efeitos. A principal atividade buscada são os exercícios físicos, por 70% dos entrevistados. Seguida por meditação e mindfulness (25%) e terapia on-line (22%).

+ Na 2ª semana de julho, pandemia deixa 12,2 milhões desocupados

Profissional ansioso
Mais de 30% dos trabalhadores tiveram a saúde mental abalada pela quarentena
(Foto: Pixabay)

Empresas trabalham iniciativas para auxiliar colaboradores

"O Impacto da Covid-19 nos Negócios", outro estudo da Robert Half mapeou as iniciativas adotadas pelas empresas para apoiar seus colaboradores neste momento. As principais medidas apontadas pelos executivos entrevistados foram:

  • Uso de videoconferência para permitir que a alta administração transmita empatia e confiança aos funcionários;
  • Desencorajar ou limitar horas extras para que os colaboradores possam manter um bom gerenciamento da vida pessoal-profissional;
  • Benefícios para a saúde física e mental (por exemplo: bem-estar no local de trabalho, parcerias com academias ou academia própria, aulas de yoga, programas de mindfulness e resiliência);
  • Oferecer oportunidades adicionais de treinamento voltadas ao desenvolvimento pessoal ou profissional; e
  • Oferecer aconselhamento confidencial.

A recrutadora ressaltou que os gestores devem entender que uma abordagem cuidadosa e planejada é importante para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos. Isso fará a diferença neste momento e pode colaborar para aumentar a motivação e lealdade dos colaboradores.

Botão com link para newsletter

CEPP realiza II Masterclass de Atualização Terapêutica 100% online e beneficente

O Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria (CEPP), que abriga médicos do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina/Unifesp,  está realizando o II Masterclass de Atualização Terapêutica. O evento acontece até as 13h do dia 2 de agosto, em um formato inédito, 100% online.

A Masterclass tem como público-alvo alunos de graduação e profissionais da área da Saúde. Serão 30 horas de transmissão de atualização terapêutica em tempo real, com dezenas de profissionais considerados referência na área de psiquiatria. Durante a transmissão, os  participantes podem interagir e tirar suas dúvidas ao vivo.

O Masterclass é um evento científico de abrangência nacional. O objetivo é auxiliar os participantes na atualização terapêutica em psicofarmacologia e áreas correlatas da neurociência. Mesmo após as gravações ao vivo, os participantes poderão acessar as aulas, durante 12 meses.

A ação é beneficente e arrecadará recursos para a reforma e manutenção do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), localizado na capital paulista. O CAISM é um hospital público de atendimento a pacientes com doenças neuropsiquiátricas. A renda obtida com o evento também irá colaborar para a formação de médicos residentes.

As inscrições para a Masterclass podem ser feitas no site do Sympla

. Os 250 primeiros inscritos serão presenteados com o livro "A Clínica dos Transtornos Ansiosos e transtornos relacionados: a experiência do projeto AMBAN".

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis