Entrevista de emprego: como passar a melhor primeira impressão?


Você certamente já escutou a frase popular: “a primeira impressão é a que fica”. Apesar de não ser exatamente assim que as coisas funcionam, em uma entrevista de emprego o candidato acaba tendo pouco tempo para conquistar a simpatia do entrevistador. 

Nesse caso, a melhor estratégia é, de fato, apostar em uma boa apresentação. Por isso, a diretora da Outliers Careers, Madalena Feliciano, separou algumas dicas para quem quer causar uma boa primeira impressão em entrevistas de emprego.

A especialista destacou que é normal se sentir nervoso, mas o segredo é se preparar com antecedência. A ideia é que o candidato se antecipe e já tenha em mente quais possíveis perguntas podem ser feitas. Além de um bom currículo.

“A primeira coisa a se fazer é estruturar bem seu currículo, com todos os dados e atribuições para torná-lo atraente e em linguagem comercial. Depois, pesquise sobre a empresa que deseja trabalhar, formulando respostas sobre o porquê você deve estar naquele cargo, como sua visão condiz com a do local e pode ajudar este a crescer”, aconselhou.

Entrevista de emprego
Dicas são válidas para primeiro emprego ou recolocação no mercado
(Foto: Pixabay)

Candidatos devem transmitir confiança aos recrutadores

Outro fator que ajuda muito é transmitir confiança no momento da entrevista. “Muitas vezes pode parecer difícil para os tímidos, mas passar confiança e falar com desenvoltura é muito importante.”

Nesse caso, vale treinar com perguntas comuns para essas situações e conversar consigo mesmo. “Se possível, grave. Quando ouvir, poderá perceber se está sendo redundante ou se cometeu erros de português. A prática cria a perfeição”, recomendou a especialista.

Enquanto estiver treinando é importante separar um tempo para destacar os pontos fortes de sua experiência e treinar como mencioná-las de forma que não fique entediante.

A especialista também recomenda que os candidatos demonstrem autoconhecimento, determinação e força de vontade.

“Se é o seu primeiro emprego, mostre que apesar de estar começando, está disposto a aprender e que sabe o que quer. O mesmo vale para quem já está no ramo há anos, afinal, cada nova empresa tem suas peculiaridades. Fale sobre como está disposto e entusiasmado com a chance de poder trabalhar naquele local”, disse.

+ LinkedIn divulga lista com o Top 25 Startups de 2019 no Brasil

+ Como se sair bem em dinâmicas de grupo? confira dicas!

Empresas ajudam candidatos a se prepararem para entrevistas

Se mesmo com todas essas dicas, o candidato se sentir inseguro em relação ao seu preparo para entrevistas, é possível procurar por ajuda profissional. A Outliers Careers, por exemplo, auxilia tanto os que estão ingressando no mercado, quanto os que buscam uma recolocação.

São oferecidos serviços, como: orientação profissional, mapeamento de mercado, simulação de entrevistas, avaliação comportamental, reestruturação de currículo, identificação de pontos a serem melhorados, transição de carreira, orientação para plano B ou nova carreira, realocação e auxílio para todos que desejam dar a melhor primeira boa impressão de si mesmo.

“Não permita que seu piloto automático seja responsável pelos seus sonhos. Você tem muito mais a oferecer do que imagina”, disse Madalena Feliciano, gestora de carreira.

Comentários