Folha Dirigida Entrar Assine

Diploma EAD vale como curso normal? Tire suas dúvidas


A correria do dia a dia, a comodidade e até mesmo a flexibilidade fizeram crescer nos últimos anos a procura pela educação superior a distância. Essa modalidade já ganhou o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), mas ainda gera algumas dúvidas, como se o Diploma EAD vale como curso normal.

Em maio, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou uma pesquisa que mostra a evolução do ensino a distância. O crescimento é tamanho que deverá, até 2023, ultrapassar o ensino presencial.

De acordo com o levantamento, nos próximos quatro anos 51% dos estudantes matriculados serão da modalidade a distância, enquanto que os demais 49% optarão pelo método presencial. Em 2019, o número já chega a 44% da média de pessoas entrevistadas que escolheriam esse método de ensino.

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento?

Embora ainda haja dúvida e questionamento, é possível afirmar que, sim, o diploma EAD vale como curso normal e tem a mesma validade de um diploma de ensino presencial. 

Dessa forma, é possível procurar emprego e tentar uma pós-graduação ou alguma outra especialização normalmente. Não há restrição ou impedimentos. Os critérios utilizados pelo MEC para avaliar as instituições de nível superior são os mesmos, seja EAD ou presencial.

Cursos EAD (Foto: Pixabay)

O Ministério da Educação classifica o ensino a distância como sendo “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

A principal diferença entre o presencial e a distância está apenas na modalidade e, dessa forma, não tem porque não ter o mesmo reconhecimento. A carga horária e a grande curricular são as mesmas, assim como o diploma. O ensino passado não muda, apenas a modalidade, que se adequa ao perfil do aluno.

As vantagens de fazer faculdade EAD

Uma das principais vantagens de fazer um curso EAD é a flexibilidade de horário. O aluno terá uma grade curricular a ser cumprida, mas diferentemente do presencial, não terá horários fixos para assistir às aulas. É possível adequar o estudo com a rotina familiar e/ou de trabalho. As atividades também podem ser entregues em prazos mais maleáveis.

Outro ponto que pode ser uma vantagem do curso EAD é o preço. As faculdades privadas costumam cobrar bem mais barato na mensalidade. Isso porque não haverá despesas com materiais, energia elétrica, entre outros. Tudo o que for utilizado será de responsabilidade do aluno.

enlightenedConfira 5 dicas para transformar o seu hobby em carreira

Além disso, o aluno no ensino a distância não perde nenhum conteúdo. No ensino presencial, chegar atrasado ou não conseguir acompanhar o docente pode fazer com que o estudante se perca ou atrase com o que for proposto. No EAD isso dificilmente acontece, pois é possível registrar e salvar todos os materiais.

Os cursos EAD mais buscados

O Censo da Educação Superior mais recente, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - o Inep, revela que o aumento do número de estudantes entre 2016 e 2017 é dado principalmente pelo ensino a distância.

O Inep considerou que a modalidade a distância teve uma variação positiva de 27,3% durante esses dois anos. Além disso, mostra que praticamente 90% das matrículas são oriundas da rede privada.

A pesquisa revela ainda os cursos mais buscados pelos estudantes. A lista é encabeçada pela graduação em Pedagogia, que tem quase o dobro de matrículas do segundo curso, o de Administração.

Confira o #top10

  1. Pedagogia
  2. Administração
  3. Serviço Social
  4. Gestão em Recursos Humanos
  5. Ciências Contábeis
  6. Empreendedorismo
  7. Administração Pública
  8. Gestão Logística
  9. História - Licenciatura
  10. Gestão Ambiental

Leia tabém:

 

Comentários