Conseguir emprego depois dos 50 anos é possível? Descubra como!


É verdade que os setores que mais empregam no Brasil ainda são os que menos contratam pessoas com 50 anos ou mais. Contudo, não é impossível conseguir uma vaga no mercado de trabalho ao atingir essa idade.

Inclusive, aumentar a oferta de oportunidades para pessoas mais velhas é um dos desafios que as empresas têm pela frente. Acontece que a população idosa está cada vez maior e a Reforma da Previdência - que vai levar a aposentadorias mais tardias - vai impactar no número de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.

Só entre 2012 e 2018, a quantidade de trabalhadores com mais de 50 anos cresceu 20%, segundo dados do estudo da Consultoria iDados, com base na Pnad Contínua, do IBGE. Já o número de empregados com idade entre 14 e 49 anos diminuiu 1,5%.

Na hora de procurar uma vaga, algumas orientações podem ajudar a ter mais chances de conquistar a atenção dos recrutadores. Antes de tudo, encontrar um perfil de vaga que se enquadre no seu perfil profissional.

Emprego depois dos 50 anos (Foto: Freepik)

Existem diversos sites de pesquisa de oportunidades que podem ajudar nessa triagem. Um deles, por exemplo, é o Maturijobs, plataforma brasileira que reúne chances de trabalho, capacitação profissional, networking etc, voltado para pessoas mais velhas.

Uma boa notícia é que as empresas têm valorizado cada vez mais profissionais especialistas em assuntos. Por isso, a experiência e a maturidade de trabalhadores com mais de 50 anos pode ser um ponto forte que deve ser salientado.

A maior parte das pessoas que buscam emprego é jovem, por isso a idade pode chamar atenção entre os concorrentes. Mas não é necessário salientá-la na entrevista de emprego com frases do tipo “eu tenho idade para ser seu pai” ou “nessa época eu já tinha terminado a faculdade”.

enlightenedDiploma EAD vale como curso normal? Tire suas dúvidas

Acontece que a diferença de idade pode muitas vezes deixar recrutadores mais novos apreensivos ou até intimidados. Quem busca conseguir o emprego, deve estar a vontade e procurar deixar o recrutador a vontade também.

Por fim, uma boa saída para aqueles que não conseguem uma vaga no mercado privado é o serviço público. Isso mesmo: prestar concursos pode se tornar uma saída melhor para quem tem mais de 50 anos.

As seleções nacionais ou de grandes órgãos públicos costumam ser bem concorridas e podem levar mais tempo para chamar os aprovados. Porém, há também os concursos menores, municipais ou estaduais.

Muitas vezes, inclusive, em concursos públicos a idade é utilizada como critério de desempate, dando vantagem a candidatos mais velhos. Ficou animado? Então comece a se planejar quanto antes, porque os concursos exigem preparação antecipada e muito foco nos estudos.

Leia tabém:

Comentários