Versão nova do site ativada

Banco de talentos se destaca em tempos de recrutamento online

01/06/2020 21:30

01/06/2020 21:30

A digitalização das etapas de recrutamento e seleção já vinha acontecendo nos últimos anos. No entanto, com as medidas de isolamento social, esse processo foi acelerado e os recursos humanos passaram a realizar todo o processo seletivo de forma remota, inclusive a admissão.

Entre as ferramentas digitais usadas pelos profissionais de RH está uma bastante conhecida: o banco de talentos. Através dele, é possível ter acesso a informações dos candidatos - experiências, formação, habilidades e competências - e isso acaba sendo fundamental para as seleções.

"O banco de talentos leva a um processo seletivo mais rápido e assertivo, pois permite a empresa procurar e validar o perfil do profissional de acordo com os requisitos da vaga", explica Valeria Leal, consultora de recursos humanos da VLeal RH Gestão em Pessoas.

Neste momento de pandemia, Valeria conta que os bancos adquiriram protagonismo: "Com as demissões que aconteceram neste período, o volume de profissionais qualificados disponíveis no mercado será imenso e ter uma ferramenta que possibilita fazer uma triagem com qualidade é de muita valia para as empresas".

A consultora aconselha ter atenção no momento em que for se cadastrar em um banco de talentos. "Seja atencioso ao cadastrar os seus dados, todas as informações adicionais relativas às experiências ou habilidades fazem toda diferença no momento de pesquisa da empresa", explica.

+ Carreiras do futuro (ou presente): o que você precisa saber

banco de talentos
Banco de talentos: "seja atencioso ao cadastrar os seus dados"
(Foto: Pixabay)

 

Outro conselho é em relação ao uso de palavras-chave que, segundo ela, é a forma que as empresas utilizam para pesquisar nos bancos. Portanto, o uso de expressões comuns na sua área de trabalho são importantes na hora de descrever as atividades desenvolvidas em experiências anteriores.

Em relação ao tempo de atualização das informações, a consultora explica não haver regra, mas que as informações de contato devem estar sempre atualizadas, já que é a forma pela qual a empresa pode contatar o candidato. "As demais atualizações deverão ser feitas à medida que alguma competência ou experiência seja adquirida", orienta.

+ Covid-19: qual perfil profissional o mercado vai exigir com a crise?

Valeria informa que a validade dos cadastros em banco depende de cada plataforma. "Em média, os arquivos sem movimentação no prazo de dois anos costumam ser descartados. Mas, se as plataformas são específicas, eles ficam por tempo indeterminado", explica.

Mas ela complementa, dizendo que "as empresas não costumam buscar os profissionais que estejam sem atualização por mais de dois anos". Sobre o tempo de convocação para as entrevistas, a consultora acrescenta:

"Não há um prazo estimado para que um candidato seja chamado, o importante é que ele faça sempre um paralelo entre quantas vagas abriram para a sua área e porque ele não foi convocado. Um cadastro mal feito ou incompleto pode levar o recrutador a descartar o candidato. O canal do banco de talentos é a primeira oportunidade de se mostrar à empresa. Importante que o candidato avalie o que há de novo no mercado. Se atualizar é a melhor prática para se fazer presente".


Entrevistas online

A consultora de RH conta que houve um aumento considerável nas entrevistas online. No entanto, ela alerta sobre a necessidade de se ter os mesmos cuidados da entrevista presencial. 

"Verifique se o local, horário e recursos para uma boa conversa estejam favoráveis a você. Isto já causa uma boa impressão, que já não poderá ser sentida com o aperto de mão ou um olhar mais expressivo", aconselha.

O Senac também pontua que a entrevista online requer atenção especial a outros pontos. Além de estudar sobre a empresa e vestir-se adequadamente, é preciso seguir alguns passos para se destacar, tais como:

  • Testar os equipamentos com antecedência para garantir que microfone, câmera e conexão de internet estejam funcionando adequadamente; 
  • Escolher um ambiente de fundo neutro e sem distrações para reter a atenção do entrevistador no candidato;
  • Olhar para a câmera com segurança, mantendo o foco nos olhos do recrutador;
  • Evitar distrações e interrupções de outras pessoas que estejam no ambiente, dedicando-se somente à entrevista.

 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis

Preparação