Folha Dirigida Entrar Assine

7 ideias para conseguir uma renda extra e reforçar o orçamento


Quem nunca pensou em ter aquela renda extra e poder fazer planos além do que ganha fixo todo mês? Pois saiba que é possível investir, com muito ou pouco, e seja tempo ou dinheiro, e dar um up na conta bancária.

O mercado conta com várias ideias para renda extra, passando por diferentes segmentos e podendo até mesmo ser usada a criatividade. Quem realmente quer, consegue até alavancar a renda sem sair de casa.

Além disso, se você tem um tempo curto e o medo é não dar conta, fique tranquilo. Há opções que não exigem uma dedicação diária, podendo ser feito apenas aos finais de semana. 

E mais, em muitos casos você poderá ser o seu próprio chefe, regular a sua produção e horário será tarefa única e exclusiva sua. Essa é uma das vantagens de muitas das ideias para aquele reforço no orçamento.

Para ajudar a escolher a que melhor se encaixa no seu perfil, confira abaixo uma lista com 7 ideias para renda extra.

#1 Seja Freelancer

O mercado dos freelancer tem aumentado crescentemente. A cada dia que passa surgem novidade e mais opções para quem deseja ganhar uma renda extra com essa opção. Ser freelancer pode lhe proporcionar mais autonomia e flexibilidade.

A característica principal do freelancer é não ter fidelidade, o que não impede de ter uma renda fixa. É possível conciliar as duas opções. O freelancer já chegou em várias áreas, como produção de conteúdo, fotografia, filmagem, digitação, transcrição, designer, tradutores, vendas entre outros.

#2  Seja revendedor

Outra forma de conseguir ganhar uma renda extra é ser um revendedor de algum produto. Atualmente, essa é uma prática bastante comum, mas que não é novidade no mercado. O importante é que ganhou ainda mais força, visibilidade e tornou-se a válvula de escape para muitos empreendedores.

Nada mais é do que repassar os produtos, roupas ou materiais de uma marca que não é sua, por um preço mais barato ou o mesmo valor. A porcentagem adquirida e o lucro obtido variam. É possível ser um revendedor de roupas, calçados, cosméticos, até mesmo de serviços. 

#3 Motorista particular ou de aplicativo

Se você sabe dirigir e quer ter uma renda extra, saiba que é possível conciliar as duas coisas e ter sucesso. Ainda mais se você tem um carro parado na garagem que pode ser a sua fonte de obter mais dinheiro.

E o melhor, você pode ter duas opções se quiser trabalhar como motorista. Ser motorista particular e organizar o seu próprio método de trabalho. Para essa opção, será preciso uma boa divulgação e fidelizar o seu público, pois sempre que precisarem saberão a quem recorrer.

A outra opção é ser um motorista de aplicativo. Atualmente, muitas empresas fornecem esse serviço que possibilita que motoristas utilizem seu sistema para coletar passageiros e realizar viagens. Não há bandeira e o valor da corrida é estipulado pelo próprio aplicativo, já sabendo o passageiro qual será o veículo e motorista que irá buscá-lo.

#4 Alugue imóveis

O aluguel de imóveis pode ser mais uma excelente opção se você quer garantir uma renda extra. E essa pode se tornar uma renda extra fixa. O que é melhor ainda para garantir um orçamento mais encorpado.

Se você tem a possibilidade de alugar algum imóvel seu, de cônjuge ou familiar, faça isso. É uma chance de obter uma renda que não está no seu planejamento, ainda mais se a casa ou apartamento não estiver em uso. A preferência é para que seja próprio ou de conhecido, além de estar em bom estado.

enlightenedAs carreiras mais bem remuneradas do setor público e privado

#5 Dê aulas

Já pensou em usar uma habilidade de ensinar para ganhar renda extra? Se você domina isso, chegou a hora de pensar. É possível tirar um trocado dando aulas diariamente ou somente aos finais de semana.

São várias opções, podendo ser de disciplinas específicas, reforço escolar com todas as matérias básicas, aula de culinária, aula de música, de luta, de acordo com a sua habilidade. E o melhor, você pode adequar o seu tempo com o dos interessados e estipula o melhor preço para ambos.

#6 Faça um bazar de desapegos

Entra ano sai ano e todo mundo acumula pertences que não usa mais. Fazer um desapego regularmente é sempre bom e pode gerar uma boa renda extra, principalmente se o produto estiver conservado e com pouco tempo de uso.

Se possível, faça uma divulgação entre amigos e nas redes sociais. Caso não consiga, busque pessoas confiáveis para repassar. Faça uma lista controle com tudo o que pode ser revendido e do lucro que obteve.

#7 Seja um 'babá'

Se você tem tempo disponível e paciência para cuidar de alguém ou algo, dá para ganhar uma renda extra sendo babá. E são diversas as possibilidades.

A primeira é ser babá de crianças. Mas para essa opção é preciso gostar e ter a aptidão necessária, pois geralmente quem mais precisa são pais de crianças ainda de colo.

Há, ainda, a possibilidade de ser um babá de pet. Isso mesmo, um cachorro ou gato. Muita gente hoje em dia aluga o seu tempo disponível para cuidar dos bichinhos, ou em sua residência ou na casa do dono.

Nessa mesma linha, ainda é possível ganhar uma renda extra sendo cuidador de idosos, que já se tornou uma profissão. O recomendável é ter um curso específico, que dá todo o preparo necessário e instruções. 

Leia também:

Comentários