Versão nova do site ativada

Enem 2020 encerra inscrições nesta quarta-feira, 27

27/05/2020 14:33 | Atualizado: 27/05/2020 15:22

27/05/2020 14:33 | Atualizado: 27/05/2020 15:22

Os estudantes que querem prestar o Enem 2020 têm somente até as 23h59 desta quarta-feira, 27, para fazer inscrição. O prazo será encerrado hoje, na Página do Participante e no aplicativo do exame.

Após preenchida a ficha, o candidato deve proceder ao pagamento do boleto, no valor de R$85, até quinta-feira, 28 de maio, com aqueles que conseguiram isenção da taxa.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os interessados que não deixem para a última hora. E lembra que mesmo quem solicitou a isenção da taxa (tendo o pedido deferido ou não) também precisa se inscrever, assim como os demais participantes.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020.

Vale lembrar também que as inscrições são disponíveis apenas para a versão impressa do Enem. A prova digital, que é novidade este ano, bateu o limite de 100 mil inscrições na semana passada.

Pontos importantes para não esquecer ao fazer a inscrição:

  • os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição;
  • no caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque não será possível trocar após o encerramento do prazo;
  • é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, pois é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.

 

Aplicativo Enem 2020
Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição
até quinta, 28 (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

 

Inscritos responderão enquete sobre nova data da prova

Por causa da pandemia do novo Coronavírus, o Inep e o Ministério da Educação decidiram pelo adiamento das provas, antes marcadas para novembro. A decisão ocorreu após forte pressão por parte de estudantes, professores e parlamentares.

Com isso, no fim de junho será feita uma enquete com os estudantes inscritos, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.

Mas o período de adiamento será de 30 a 60 dias em relação ao que era previsto nos editais. As datas iniciais eram nos dias 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital.

A estrutura de avaliação do Enem 2020 seguirá o esquema do ano anterior: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação em língua portuguesa. 

  • Dia 1 - provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Dia 2 - provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Estácio e Eleva criam plataforma de preparação para o Enem 2020

Este é o primeiro ano que o governo vai realizar o Enem Digital, obedecendo a mesma estrutura de prova. A ideia é implantar o novo modelo de forma progressiva, por isso só foram permitidas 100 mil inscrições. 

Mas a previsão é que a consolidação da prova digital seja feita até 2026. Como explica o Inep, por se tratar de fase piloto de implantação, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.

CIEE Rio promove preparação gratuita para o Enem na quarentena

O CIEE Rio, durante a quarentena, está investindo no reforço da preparação gratuita para o Enem 2020, voltado para os jovens que fazem parte do Programa Mais, que atua desde 2004. São conteúdos que visam ajudar estudantes de menor renda a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio.

As inscrições para 2021 só serão abertas no final do segundo semestre. Poderão participar "estudantes de 16 a 24 anos que concluíram o ensino médio pela rede pública, afrodescendentes, vindos de classes sociais populares e com disponibilidade de horário."

Para concorrer às vagas do Programa, os jovens devem enviar um e-mail para [email protected] Mas somente quando forem abertos os processos seletivos a equipe do CIEE Rio entrará em contato com os interessados.

A rotina dos jovens que participam do projeto será mantida através de vídeo aulas e da ampliação dos serviços on-line, como compartilhamento de exercícios em aplicativos e encontros on-line via lives para tirar duvidas.

"Dar continuidade ao Programa neste contexto tem sido um grande desafio, porque além de todas as questões relacionadas à pandemia, temos que lidar com as desigualdades sociais que neste momento se acentuam: falta de acesso a internet e equipamentos próprios para estudar a distância . Mas estamos buscando soluções criativas para eles estudarem. Recebemos apoio das famílias impactadas pelo cenário econômico que nos dão força para continuar executando o projeto, mantendo vivo o sonho desses estudantes que não têm condições de pagar um cursinho."

A fala é da coordenadora de Programas Especiais, Valéria Monteiro. Para o superintendente do CIEE Rio, Paulo Pimenta, o momento é de adaptação às novas formas de estudar e, por isso, o candidato deve ter foco, organização e disciplina para conseguir aprender e ter resultados positivos. 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Buscador de empregos

Milhares de oportunidade de emprego grátis

Preparação