Folha Dirigida Entrar Assine

Notícias sobre Eleições-Curitiba - 2012

Comando da Prefeitura de Curitiba está entre Ratinho Jr e Gustavo Fruet


No último domingo, dia 7 de outubro, mais de 1 milhão de eleitores (cerca de 90,91% do eleitorado apto) compareceram às urnas para decidir quem será o novo prefeito da cidade de Curitiba. Estavam na disputa os candidatos Carlos Moraes (PRTB), Avanilson (PSTU), Alzimara (PPL), Bruno Mineirinho (Psol), Rafael Greca (PMDB), Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr (PSC). Com uma disputa acirrada, Ratinho Jr, com 34,09% dos votos, e Gustavo Fruet, com 27,22%, serão os protagonistas do 2º turno, no dia 28 de outubro.

Conheça as propostas dos candidatos à Prefeitura de Curitiba


No dia 7 de outubro, oito candidatos disputarão nas urnas, os votos de cerca de 1,1 milhão de eleitores para chegar à Prefeitura de Curitiba. As opções para a capital paranaense são Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU), Bruno Meirinho (PSOL), Carlos Moraes (PRTB), Gustavo Fruet (PSDB), Rafael Greca (PMDB), Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSDB), que tenta a reeleição. Os leitores que ainda não decidiram o voto, terão nas reportagens a chance de conhecer melhor os candidatos.

Fruet destaca Educação, Segurança e Saúde como prioridades


O candidato que lidera a coligação “Curitiba quer mais” pelo PDT, Gustavo Fruet, iniciou sua atuação política no movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, do curso de Direito da UFPR. Em 1996, foi eleito para o primeiro cargo público, como vereador de Curitiba. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal e, em 2006, foi o deputado federal mais votado do Paraná. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA Online, o candidato à prefeitura da capital paranaense destacou as áreas de Educação, Segurança e Saúde como prioridades em seu mandato.

Tecnologia da informação aliada a administração é a proposta de Carlos Moraes


Com ideias inovadoras de mandato, o jornalista Carlos Moraes pretende uma gestão inteligente, com agilidade, transparência e eficiência na administração. Vice-presidente municipal do Partido Renovador Trabalhista do Brasil (PRTB) de Curitiba, o candidato quer ter na capital a tecnologia da informação como aliada para administrar, economizar e humanizar o atendimento ao contribuinte, além de diminuir a corrupção e o desperdício de dinheiro público.

Ratinho Junior acredita no diálogo com as categorias


Educação, saúde e segurança são os pilares da campanha do então deputado federal e candidato à Prefeitura de Curitiba, Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como Ratinho Jr. (PSC). Com a proposta de resgatar a genialidade da cidade e investir na revitalização, o candidato acretida no retorno da qualidade de vida e em um governo de inclusão. Líder nas pesquisas, junto ao atual prefeito Luciano Ducci (PSB), o candidato descreve descreve suas propostas e focos de investimento em entrevista à FOLHA DIRIGIDA.

Bruno Meirinho destacou a importância da particação popular na gestão pública


Bruno Meirinho, candidato da frente de esquerda pelo Psol, é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde participou do movimento estudantil e foi coordenador-geral do DCE. Há quatro anos candidatou-se à Prefeitura de Curitiba com a campanha "Por uma cidade sem catracas". Atualmente, participa de movimentos populares, em especial a luta por moradia.

Ducci pretende continuar investindo nos servidores da Educação


Prefeito de Curitiba desde abril de 2010, quando assumiu o lugar do atual governador do Paraná Beto Richa (PSDB), o médico formado Luciano Ducci busca a reeleição pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Como secretário municipal de Saúde, implantou iniciativas como o "Mãe Curitibana", referência na atenção as mães e bebês, e o "Alfabetizando com Saúde", programa de alfabetização de adultos por meio de conteúdos de saúde.

Avanilson Araújo pretende, entre outros atos, investir nos servidores da Saúde


O candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) Avanilson Araújo é advogado dos movimentos populares e sindicais e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A última vez que concorreu foi em 2010, quando se candidatou a governador do Paraná pelo mesmo partido.  

Conheça os planos de gestão da candidata Alzimara Bacellar


Militante do movimento das mulheres, a funcionária pública estadual Alzimara Bacellar é a única candidata do sexo feminino a concorrer à Prefeitura de Curitiba. É também fundadora do Partido Pátria Livre (PPL) na capital, que preside há 15 anos, diretora licenciada da Confederação das Mulheres do Brasil e presidente licenciada da Federação das Mulheres no Paraná.  

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações