Concurso ITA tem 150 vagas autorizadas para formação de engenheiros

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica confirmou o quantitativo de vagas do próximo edital do concurso ITA, que tem cronograma definido.

16/07/2020 06:39 | Atualizado: 16/07/2020 10:04

Por: Mateus Carvalho

16/07/2020 06:39 | Atualizado: 16/07/2020 10:04 - Por: Mateus Carvalho

Após confirmar o cronograma do concurso ITA 2021, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica teve o quantitativo de vagas divulgado. Serão oferecidas150 vagas para formação de engenheiros, em diversas áreas. 

A portaria que fixa o quantitativo de vagas para o próximo curso de formação foi publicada no Diário Oficial da União . A publicação do edital, no entanto, ainda não tem data definida e pode acontecer a qualquer momento.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, ficaram fixadas para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, para o ano de 2021, as seguintes oportunidades:

  • Engenharia Aeronáutica - 24 vagas;
  • Engenharia Eletrônica - 26 vagas;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica - 26 vagas;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica - 24 vagas;
  • Engenharia de Computação: 24 vagas; e
  • Engenharia Aeroespacial - 26 vagas.

Dessas, 119 serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão, enquanto as demais 31 para aprovados optantes.

O que é preciso para participar?

Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

É possível participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.

(Foto: Jorge Gripp)
Edital do concurso ITA tem quantitativo de vagas confirmado
​​​​​​(Foto: Jorge Gripp)

Resumo concurso ITA 2021

  • Órgão: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
  • Vagas: não informadas
  • Requisitos: brasileiro nato, ensino médio completo e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso
  • Inscrições: 1º de agosto a 15 de setembro
  • Prova objetiva: 20 de novembro
  • Prova discursiva: 8 e 9 de dezembro

Concurso ITA tem cronograma confirmado. Confira!

O edital do concurso ainda não tem data confirmada para sair, mas, em abril, o Comando da Aeronáutica divulgou o cronograma com os principais acontecimentos da seleção. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica receberá inscrições a partir de agosto.

De acordo com a instituição, os possíveis interessados poderão se inscrever de 1º de agosto até 15 de setembro. Os cadastros serão realizados pelo site do ITA. A taxa de inscrição é de R$140.

O ITA confirmou, ainda, que a primeira etapa de provas está prevista para acontecer no dia 20 de novembro, enquanto que a segunda será realizada em dezembro, nos dias 8 e 9. Todas essas datas, no entanto, poderão ser revistas em virtude da pandemia do novo Coronavírus.

O instituto aplicará os exames em mais de  20 cidades, além de São José dos Campos  - em São Paulo, onde fica localizada a sede do ITA. As demais cidades são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba.

Outras como Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória também estão na lista de locais.

Botão com link para curso de preparação

Concurso ITA tem graduação em cinco anos

De acordo com dados do edital anterior, a graduação em Engenharia no ITA tem duração total de cinco anos e fica dividida: 

  • Dois anos de curso fundamental comum a todos 
  • Três anos de curso profissional em uma das habilitações 

Tal graduação será realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, São Paulo. É de escolha do aluno se hospedar ou não nos departamentos do campus.

+ Concursos militares: como manter a preparação na pandemia?

A expectativa é de que o próximo edital siga as mesmas estruturas do anterior, com três fases. A primeira será composta pelo exame de escolaridade (objetivo e discursivo).

Nesta prova, serão cobradas 70 questões, sendo 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Haverá, ainda, um segundo exame composto por provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com dez questões de cada matéria, e uma Redação.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Newsletter

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

ITA - 2021

Nacional
Não informado
Fund...
150 vagas