Concurso Ebserh: empresa inicia preparativos para novo edital

Ebserh inicia preparativos para novo concurso público que vai preencher as vagas do recém criado hospital universitário do Amapá.

27/04/2020 10:40 | Atualizado: 27/04/2020 14:08

Por: Tamires Silva

27/04/2020 10:40 | Atualizado: 27/04/2020 14:08 - Por: Tamires Silva

Os preparativos para o novo concurso Ebserh já foram iniciados. A estatal confirmou à reportagem da FOLHA DIRIGIDA que os trâmites para preencher as vagas do novo hospital universitário do Amapá estão em andamento. 

No último dia 13 de abril foi publicada a portaria que criou o quadro de pessoal da nova unidade. São 1.260 cargos que deverão ser preenchidos, pelo menos em parte, até o primeiro semestre de 2021, quando está prevista a inauguração do hospital. 

 

Saiba mais sobre o novo concurso Ebserh

Novo edital pode ser publicado nos próximos meses

O novo Hospital da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), de acordo com informações da Ebserh, tem previsão para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2021

Deste modo, o novo concurso Ebserh deve ser preparado a tempo de aplicar todas as etapas de avaliação e contratar os aprovados até lá. A estatal, contudo, ainda não deu um prazo oficial para publicar o edital.

“Caso não haja nenhum fato relevante ou acontecimentos de força maior, o hospital poderá entrar em funcionamento no 1º semestre de 2021.”

O HU-Unifap terá 148 leitos de internação e 64 leitos de UTI, totalizando 212 leitos, além de 25 ambulatórios. A nova unidade se torna ainda mais necessária agora, com a pandemia do novo Coronavírus.

Em uma segunda etapa da obra ainda serão criados mais 100 leitos de internação e 35 ambulatórios, segundo nota divulgada no ano passado pela Ebserh. 

A unidade está sendo erguida no campus Marco Zero e em janeiro deste ano passou por inspeção. Segundo o prefeito do campus, Raimundo Brazão, as obras estavam bem avançadas, a caminho da conclusão.

Concurso Ebserh deverá ter vagas nos níveis médio, técnico e superior

Como já mencionado, o quadro de pessoal do HU-Unifap será composto por 1.260 cargos. Essas vagas serão preenchidas por empregados admitidos via concurso, além de comissionados, readmitidos, cedidos ou requeridos, entre outros.

Ainda não se sabe qual será a oferta do próximo edital. Mas é possível ter uma ideia do que esperar da nova seleção observando os últimos concursos da Ebserh. Todos eles tiveram três editais publicados, com vagas nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa. 

No caso de médicos as oportunidades deverão contemplar diversas especialidades. O HU-Unifap, segundo a estatal, vai oferecer serviços em:

  • Cardiologia,
  • Ortopedia
  • Oftalmologia
  • Ginecologia e Obstetrícia, entre outros.

Então vagas nessas especialidades têm grandes chances de serem abertas. 

A área Assistencial da Ebserh contempla cargos como:

  • técnico de enfermagem
  • enfermeiro
  • assistente social
  • farmacêutico
  • físico
  • fonoaudiólogo
  • nutricionista
  • psicólogo e outros.

A estatal deve divulgar quais serão contemplados em breve. 

Já na área Administrativa, as chances geralmente abrangem vários cargos de apoio como advogado, analista, técnico em contabilidade e outros. No último concurso, houve vagas de assistente administrativo, que exige o nível médio. 

Vale lembrar que a Ebserh contrata seus profissionais pelo regime celetista. Os empregados possuem vários benefícios, como:

  1. auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018);
  2. auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos;
  3. auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais;
  4. assistência médica e odontológica.

A estatal ainda concede outras vantagens e políticas de valorização como acompanhamento de parentes em consultas; abono; banco de horas; canal de relações de trabalho; etc. Há também o incentivo à capacitação, com mestrado e especializações.

Hospital Universitário do Amapá, da Rede Ebserh
Obras do HU-Unifap estão em fase final
(Foto: Ascom Unifap)


Resumo do novo concurso Ebserh

Vagas: 1.260*
Previsão: até primeiro semestre de 2021
Banca: indefinida

* Este é o número de cargos criados, mas ainda não foi confirmada a oferta do edital.

Últimos concursos Ebserh tiveram duas etapas de avaliação

Os últimos concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foram aberto em 2019 e contemplaram mais de 2,6 mil vagas em mais de 40 unidades em todo o Brasil. 

Para o hospital da Uberlândia, em Minas Gerais, a banca foi a Fundação Vunesp. Já a seleção das outras unidades foi gerida pelo IBFC.

Em ambos os casos a avaliação dos candidatos foi dividida em duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos e experiência profissional, classificatória.

♦ Acesse mais de 100 provas para download dos últimos concursos Ebserh! ♦

O exame de múltipla escolha compreendeu 50 questões para cargos de nível médio e 60 para os de nível superior. As disciplinas abrangeram:

  • Português
  • Raciocínio Lógico (exceto para médicos)
  • Noções de Informática (apenas para a área administrativa)
  • Legislação do SUS
  • Legislação da Ebserh
  • Conhecimentos Específicos

A prova foi avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Para ser considerado habilitado o candidato precisava alcançar, pelo menos, 50. Os classificados foram submetidos à análise de títulos e de experiência profissional.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

Ebserh - 2021

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação