Concurso Bombeiros RJ: novo edital para oficiais vai atrasar

O próximo concurso Bombeiros RJ, com vagas para oficiais, vai atrasar devido à suspensão do vestibular Uerj, primeira etapa da seleção.

01/04/2020 12:48 | Atualizado: 01/04/2020 15:48

01/04/2020 12:48 | Atualizado: 01/04/2020 15:48

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realiza o seu concurso para o ingresso de oficiais. Neste ano de 2020, um novo edital está previsto, no entanto, sofrerá atrasos devido à suspensão do 1º Exame de Qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Isso ocorre porque a primeira etapa de seleção do concurso Bombeiros RJ é justamente o vestibular da Uerj. Neste caso, os candidatos realizam o 1º ou o 2º exame de qualificação, que é composto por uma prova objetiva. Após essa fase, é realizada a avaliação discursiva. 

"A Uerj é a provedora do certame. Temos a informação sobre o adiamento do exame. Sendo assim, o processo seletivo de ingresso de novos oficias no CBMERJ seguirá o calendário da universidade", informou o Corpo de Bombeiros RJ à FOLHA DIRIGIDA. 

O exame discursivo costuma ter seu edital divulgado em setembro, incluindo as outras etapas específicas para o concurso Bombeiros RJ. No entanto, com a suspensão do vestibular da Uerj, devido os avanços do Coronavírus no país, ainda não há uma data para os exames de qualificação. 

Bombeiros RJ adiam novo concurso para oficiais (Foto: Divulgação)
Concurso Bombeiros RJ 2020 tem edital adiado
(Foto: Divulgação)


O concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro costuma ter as seguintes exigências:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • Não há limite de idade;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".
     

Entenda as etapas do concurso Bombeiros RJ

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação. 

Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a Parte Específica realizada pela própria corporação.

Esta fase conta com exames físicos, de saúde e pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

Último concurso Bombeiros RJ foi em 2019

O último concurso Bombeiro RJ foi realizado em 2019. Em fevereiro deste ano, foi publicada a homologação. Ao todo, foram oferecidas 50 vagas para oficiais, com exigência de nível médio completo.

A seleção foi destinada a candidatos de ambos os sexos e não teve limites de idade ou de altura. Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, a remuneração bruta de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após três anos de formação, os ganhos, já como aspirante, chegam a R$6 mil.
 

Alerj cobra informações do concurso Bombeiros RJ

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pediu informações sobre o último concurso Bombeiros RJ para oficiais e praças. O requerimento foi enviado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e publicado no dia 2 de janeiro, no Diário Oficial do Rio de Janeiro. 

Entre os questionamentos e pedidos feitos à SES estavam:

  • Quantos concursos foram realizados, para oficiais e praças, nos últimos dez anos e qual quantitativo de militares nomeados diferenciando, oficial e praça?;
  • Quantitativo dos QOS e QBMP 6 e 11 cedidos em órgão externo e em atividade administrativa na corporação e desses quantos são inaptos?; e
  • Existem militares onde seu posto de trabalho é mais de 100 km de sua residência? Quais atitudes foram tomadas pela corporação? Há ajuda de custo (vale transporte, vale combustível, etc), como é feita, quais são os valores e suprem as necessidades dos militares?
     

Durante uma audiência em dezembro de 2019, além do déficit no Corpo de Bombeiros, a Alerj falou sobre a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passou este ano para a responsabilidade da Secretaria de Saúde.

Por isso, o envio dos questionamentos foi feito à SES. Esta não é a primeira vez que a Alerj pede informações sobre o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Em dezembro, o déficit de servidores na corporação foi tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Servidores da Assembleia.

enlightenedConcurso Bombeiros-RJ: confira notas de corte para oficiais em 2018

 

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Bruno Dauaire (PSC), haverá a criação de um grupo de trabalhos para que a situação do Corpo de Bombeiros possa ser estudada com mais afinco.

Também será feito o envio de uma indicação à Mesa Diretora da Casa para que haja a realocação de um fundo da Alerj para facilitar convocações de aprovados em concursos públicos da CBMERJ.

"A comissão tem o papel de humanizar a relação do servidor com o poder público. O grupo de trabalho vai funcionar para fazermos mais pressão política junto ao governo. Vamos também elaborar uma indicação à Mesa Diretora para que se possa olhar para os aprovados do Corpo de Bombeiros e fazer a mesma coisa que fizeram com a Policia Civil e Militar", disse o parlamentar.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...