Concursos Aeronáutica: 'será mantida a regularidade anual', diz FAB

A Aeronáutica informou à FOLHA DIRIGIDA que manterá a regularidade na realização de seus concursos. Confira as provas remarcadas!

30/07/2020 09:45

Por: Mateus Carvalho

30/07/2020 09:45 - Por: Mateus Carvalho

A pandemia do novo Coronavírus trouxe muitas incertezas, principalmente sobre a continuidade e regularidade da realização de alguns concursos públicos. Entre eles, os militares. Mas, a Aeronáutica confirmou à FOLHA DIRIGIDA que trabalha para manter as seleções.

Isso porque, anualmente, a Força Aérea Brasileira divulga dois editais de concurso para a Escola de Especialistas, cujo segundo foi publicado na última quarta-feira, 29. Mesmo em meio à pandemia, a FAB informou que manterá a regularidade de seus processos seletivos anuais.

Com a publicação do segundo edital da EEAr, a Aeronáutica completa a lista dos seus principais concursos de admissão para o ano de 2021. A partir de agora, a instituição se concentra no processo de aplicação de provas e nos cronograma futuros.

A Força Aérea Brasileira não confirmou, por exemplo, se há outro(s) edital previsto para ser divulgado ainda este ano. Vale lembrar que todos os concursos tiveram calendários paralisados por conta da pandemia, mas já foram retomados.

Primeira prova aplicada será do concurso EAGS

Em junho, a Aeronáutica comunicou a retomada do concurso EAGS e as datas do novo cronograma. As provas escritas da primeira fase estão agendadas para acontecer no dia 6 de setembro, no turno da manhã, com início às 9h40 e portões sendo fechados às 9h.

O exame ocorrerá nas localidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio, sendo elas: Belém-PA, Recife- PE, Natal- RN, Rio de Janeiro- RJ, Belo Horizonte- MG, São Paulo- SP, São José dos Campos- SP, Campo Grande- MS, Canoas- RS, Santa Maria- RS, Curitiba- PR, Brasília- DF, Manaus- AM, Porto Velho- RO, Boa Vista- RR.

Botão com link para curso de preparação

O edital concurso Aeronáutica para a EAGS foi publicado em janeiro com uma oferta de 156 vagas imediatas. O objetivo é o de selecionar alunos para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), cujas oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, em várias áreas.

A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma:

  • Eletrônica (BET) - 26 vagas;
  • Administração (SAD) - 40 vagas;
  • Enfermagem (SEF) - 42 vagas;
  • Eletricidade (SEL) - dez vagas;
  • Informática (SIN) - 16 vagas;
  • Laboratório (SLB) - cinco vagas;
  • Obras (SOB) - seis vagas;
  • Pavimentação (SPV) - três vagas;
  • Radiologia (SRD) - cinco vagas; e
  • Topografia (STP) - três vagas.
(Foto: Divulgação)
Aeronáutica realizará provas de concursos no segundo semestre
(Foto: Divulgação)

Concursos EEAr terão provas em setembro e novembro; confira!

Após a publicação do segundo edital, a Escola de Especialistas da Aeronáutica terá duas provas realizadas neste segundo semestre. Juntos, os dois editais somam mais de 500 vagas para candidatos de nível médio, em ambos os sexos.

O primeiro edital foi publicado em fevereiro, com 220 vagas. As provas seriam realizadas em junho, mas, com a pandemia do novo Coronavírus, o cronograma foi suspenso. Após a retomada, os exames foram reagendados para acontecer no dia 13 de setembro.

Já o segundo edital foi publicado na noite do dia 29 de julho, com 289 vagas em todas as quatro opções. Este, por sua vez, tem provas marcadas para o dia 22 de novembro, com as mesmas condições.

A prova da EEAr é composta por 96 questões, cada parte contendo 24 perguntas, distribuídas nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Física.

Concurso AFA terá provas realizadas em outubro

Outro cronograma que foi retomado pela Força Aérea Brasileira foi o do concurso AFA. A Academia de Força Aérea (AFA) reagendou os exames para acontecer no dia 11 de outubro, com os locais de provas sendo disponibilizados em 25 de setembro.

A primeira etapa do concurso AFA é composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. São 64 questões de Língua Portuguesa (16), Língua Inglesa (16), Matemática (16) e Física (16), além de uma Redação que consistirá em um texto sobre tema a ser conhecido no momento do exame.

A oferta é de 81 vagas, sendo todas de nível médio. O objetivo é o de selecionar para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2021, nos seguintes quadros: Oficiais Intendentes - 35 vagas; Quadro de Oficiais Aviadores - 18 vagas; e Quadro de Oficiais da Infantaria - 28 vagas.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...