O grande número de aposentadorias impactará em muitas contratações, além das vagas imediatas, no concurso UFRJ 2017 . No total, segundo o pró-reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Agnaldo Fernandes, mais classificados serão chamados para recompor os quadros da instituição, em razão das aposentadorias previstas para os próximos anos. Ou seja, excedentes poderão esperar ser contratados, já que continuará existindo necessidades de pessoal.
Pró-reitor confirma chamada de muitos aprovados
"Há um esforço da universidade de aproveitar o máximo possível o cadastro de reserva. Por isso homologamos todos os aprovados. É justamente para irmos chamando aprovados ao longo da validade da seleção, quando tivermos necessidades. Não vamos nos restringir apenas à quantidade de cargos em edital. Certamente vamos chamar muito mais gente", confirmou.
O motivo de tantas aposentadorias é a reforma da previdência anunciada pelo governo federal. Segundo Agnaldo Fernandes, as estimativas são de cerca de mil aposentadorias até o fim do ano.
"Por conta do anúncio da reforma da previdência e o medo das pessoas de perderem seus direitos, muitas aposentadorias foram aceleradas. Até o início de agosto, tivemos cerca de 250 técnicos administrativos aposentados, número que vai continuar crescendo", assinalou.