Concurso UFF: confira dicas para a disciplina de Administração

Faltando pouco menos de um mês para as provas, o professor Marcelo Marques dá dicas de Administração para o concurso da UFF.

07/03/2019 10:12 | Atualizado: 07/03/2019 13:12

07/03/2019 10:12 | Atualizado: 07/03/2019 13:12

Falta menos de um mês para a realização das provas objetivas do concurso UFF e é hora de entrar na reta final de estudos. Por isso, confira algumas dicas de Administração para se dar bem e ser aprovado.

Das 65 questões, a disciplina de Noções de Básicas de Administração será aresponsável por um quarto desse total. Sendo assim, se gabaritar o candidato já garante 25% de acertos e uma boa chance de ser bem classificado.

Para orientar e dar dicas sobre a disciplina, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Marcelo Marques, que é diretor do curso preparatório Focado no Edital.

Ele garante que os candidatos se depararam com uma mudança significativa no conteúdo programático deste novo edital

Dessa forma, considera que o conteúdo antigo não é mais tão relevante para a preparação. O candidato deve focar no edital atualizado.

“Cabe ressaltar que a matéria de fato que nos interessa não é administração, e sim Administração Pública e seus modelos”, explica o professor.

Dicas de Administração para o concurso da UFF (Foto: Pixabay)
Confira dicas de Administração e prepare-se para o concurso UFF
(Foto: Pixabay)

Professor alerta para o estudo da Administração Pública

Dos temas e possíveis novidades do novo programa, o especialista destaca que alguns merecem mais atenção por parte dos candidatos. Isso pode ser pela cobrança tradicional da matéria ou pela relevância para a carreira.

Segundo Marcelo, os participantes devem se atentar para os modelos da administração pública, devendo conter nessa análise toda a sua história.

Ele explica que, nesse sentido, os candidatos deverão reforçar os estudos nos seguintes pontos:

  • Modelos da administração pública;
  • Sequência cronológica dos acontecimentos de reforma na administração pública; e
  • Características da administração pública patrimonialista, burocrática e gerencial

Como estudar esses conteúdos para o concurso UFF?

Para o professor, a dica de como estudar os conteúdos de Administração se iguala na estratégia que deve ser adotada a qualquer disciplina. A combinação teoria e prática deve ser bem padronizada.

Ele explica que primeiro o candidato deve ter uma boa base de teoria. Também ler com atenção o programa e ter bastante entendimento de quais tópicos, além de passar por todos os assuntos em leitura.

Feito isso, é necessário realizar exercícios para servir de fixação. Essa é a melhor forma, no mundo dos concursos, de alinhar a teoria com a prática.

A dica de Marcelo é pegar exercícios de organizadoras de concursos anteriores, de preferências atuais, e realizar muitos simulados.

“Fazendo isso, racionaliza-se tempo e corrige eventuais deficiências”, garante o professor.

Marcelo Marques dá dicas para o concurso UFF (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo Marques é professor e dá dicas de Administração
(Foto: Arquivo Pessoal)

O que esperar da Coseac/UFF nesse concurso?

Há menos de um mês para as provas, o professor recomenda que os candidatos conheçam o estilo de cobrança da banca. Segundo ele, é preciso analisar as provas anteriores e ir para o exame conhecendo o nível e modo de abordagem da Coseac/UFF.

A melhor forma de estudar para essa disciplina, visando o nível da banca, é estudar de maneira exaustiva. Ele recomenda ainda focar em editais que tiveram o mesmo conteúdo programático, para quem for analisar as provas anteriores da Coseac/UFF.

Ele explica ainda que é uma organizadora com um nível de cobrança de fácil para médio, o que pode gerar uma concorrência alta. Sendo assim, a preparação deve ser ainda mais intensa.

De acordo com o especialista, a maior dificuldade dos candidatos que não estão acostumados com a disciplina é o fato dela ser extensa, diferente, por exemplo, das matérias de Direito.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

Segundo o professor, os temas poderão ser abordados de formas diferentes e por autores diversos. Entretanto, não se pode afirmar que é uma matéria subjetiva, ainda mais que a banca segue referências bibliográficas.

Marcelo finaliza deixando uma mensagem de incentivo para os candidatos e lembrando da vantagem que eles tiveram, o fato da banca ter dado quatro meses entre a saída do edital e a prova.

Dessa forma, ele explica que quem se preparou com antecedência e com os métodos adequados leva vantagem com relação aos demais. Isso se comparado com aqueles que deixaram para estudar somente após a divulgação do edital

“No entanto, nem isso é garantia de sucesso ou fracasso. Atingir o objetivo depende, muito, do planejamento de estudo e estratégia de cada candidato. Sabemos que para uns a trajetória é curta, enquanto para outros, um pouco mais longa, no entanto, só conheço um tipo de concurseiro que não consegue ser aprovado em um concurso, aquele que desistiu”, diz.

Locais de prova serão divulgados na próxima terça, 12

Quem está garantido no concurso UFF deve ficar atento ao calendário. A divulgação dos locais de provas acontecerá na próxima terça-feira, 12, pelo site da Coseac/UFF.

Os candidatos poderão conhecer o endereço dos locais com todas as informações e confirmar o horário de realização do exame, que será realizado em 24 de março para nível médio e 31, do mesmo mês, para nível superior.

Após muita espera, o edital da seleção foi publicado em novembro de 2018 com a oferta de 190 vagas em cargos dos níveis médio, técnico e superior.

O grande destaque do concurso UFF é o assistente em administração, que exige o nível médio e experiência de um ano na área administrativa. As oportunidades da seleção estão distribuídas por meio de diversas regiões.

Foram registradas 22.680 inscrições. Como esperado, o destaque fica por conta da carreira de assistente em administração, que registrou mais de 7 mil concorrentes. As contratações da UFF serão realizadas pelo regime estatutário. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

UFF - RJ - 2018/2019- Técnico-Administrativos

RJ
Até R$4638,66
Fund...
190 vagas