Concurso TRT BA tem 214 cargos vagos, mas edital segue sem previsão

Previsto há três anos, o concurso TRT BA teve atualização no número de cargos vagos. Mas, um novo edital não tem previsão de publicação.

15/04/2021 10:36 | Atualizado: 16/04/2021 15:14

15/04/2021 10:36 | Atualizado: 16/04/2021 15:14

O concurso TRT BA teve o seu quadro de cargos vagos atualizados. Entretanto, um novo edital ainda não pode ser publicado e segue sem previsão.

O órgão soma, agora, 214 cargos vagos sendo estes para diversas carreiras de técnico e analista judiciários.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, com abrangência no Estado da Bahia, deu indícios de que poderia haver um novo concurso TRT BA em 2021.

Isso porque na noite da última quarta-feira, 14, o tribunal baiano criou uma área em seu site denominada "concurso 2021". Mas isso, pelo visto, não significa nada pois o órgão já se manifestou sobre o assunto.

 

Em resposta à reportagem da Folha Dirigida, a Secretaria de Comunicação do TRT Bahia informou que o órgão não tem concurso previsto tendo em vista restrições orçamentárias.

"Em atenção aos questionamentos formulados, informo que os todos os cargos vagos neste TRT5 estão disponíveis no sítio eletrônico do Tribunal:  www.trt5.jus.br , aba "Serviços", "Concursos", "Cargos Vagos TRT da 5 Região". Além disso, este Tribunal não possui previsão para realização de concurso público, tendo em vista restrições orçamentárias."

 

Concurso TRT BA: confira a relação das 214 vacâncias

A reportagem da Folha Dirigida separou a relação de todas as vacâncias disponíveis no tribunal da Bahia. O destaque fica por conta do técnico da área administrativa.

No entanto, outras área também são contempladas, incluindo o analista judiciário. Quer saber a distribuição completa? Confira!

Técnico Judiciário - 151 cargos vagos

  • Téncico Judiciário - administrativa (122 vagas)
  • Técnico Judiciário - segurança (27 vagas)
  • Técnico Judiciário - tecnologia da informação (duas vagas)

Técnico Judiciário -  63 cargos vagos

  • Analista Judiciário - administrativa (21 vagas)
  • Analista Judiciário - contabilidade (uma vaga)
  • Analista Judiciário - arquivologia (uma vaga)
  • Analista Judiciário - judiciária (16 vagas)
  • Analista Judiciário - oficial de justiça avaliados federal (24 vagas)

Vale destacar que, das 122 vagas abertas para o técnico da área administrativa, oito estão reservadas em cumprimento a decisões liminares em mandado de segurança.

(Foto: Divulgação)
Concurso do TRT Bahia tem quadro de cargos vagos atualizados
(Foto: Divulgação)

O tribunal precisa de aval do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para nomear novos servidores.

Recentemente, após ser procurada pela nossa reportagem, a Diretoria de Gestão de Pessoas do tribunal informou, por meio da assessoria de imprensa do órgão, informou que qualquer procedimento a respeito de novo concurso depende de aval do CSJT.

“Não temos previsão de concurso, pois o CSJT, por meio de ofício, já informou que não há previsão de autorização para provimento de cargos vagos”, informou o departamento de gestão de pessoas.

Último concurso TRT BA ocorreu há oito anos

Sem concurso há oito anos, o TRT BA tem visto o seu número de cargo vagos aumentar. E, para mudar esse panorama, somente uma nova seleção - que ainda não tem previsão concreta para ser publicada.

O último edital TRT BA foi publicado em 2013 para preenchimento de vagas nas carreiras de técnico e analista judiciários - que expirou em 30 de abril de 2018. Já o concurso para oficiais de Justiça expirou, segundo o TRT5, em 2019.

A seleção foi organizada e realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Os concorentes foram submetidos a uma prova objetiva de 60 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, Processo Administrativo, Regimento Interno do TRT 5 e Conhecimentos Específicos.

Também foi aplicada uma prova discursiva que consistiu em uma redação. O concurso teve 72 mil inscritos e todas a etapas foram realizadas em Salvador.

Na ocasião, foram ofertadas apenas 13 vagas, mas as nomeações realizadas ao longo dos últimos anos chegaram a quase 200. Do total, oito eram para o cargo de técnico judiciário, que exigia nível médio, e outras cinco eram para a função de analista judiciário nas áreas administrativa, judiciária e oficial de justiça.

No cadastro de reserva, tinha oportunidades para as áreas de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

Osa ganhos vão de R$7.592,53 a R$15.164,03, de acordo coma  carreira. Os tribunais têm grande histórico de chamar bastante através do cadastro de reserva.

Estude para o concurso com a Folha Cursos

Ei, futuro servidor, você já conhece a Folha CursosEla chegou para acelerar os seus estudos e agora você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.

Notícia boa que chama, né? Então dá uma olhada!

Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...