Após reunião do Pleno realizada nesta semana, o concurso TRT MA foi oficialmente aprovado pelo tribunal e poderá avançar. E além de dar o aval para a seleção, foi confirmada a distribuição das vagas e realizada a transformação de cargos.
Segundo a decisão, o concurso TRT MA ofertará oito vagas imediatas e terá formação de cadastro de reserva, sendo todas efetivas:
Com o aval do Pleno, os preparativos devem avançar e novidades são esperadas para as próximas semanas.
Além de aprovar o concurso, a reunião do Pleno ainda foi responsável pela transformação de novos cargos que devem favorecer a realização do novo concurso.
Ao todo, foram nove cargos vagos que sofreram transformação de especialidade, sendo da seguinte forma:
As mudanças foram aprovadas por unanimidade.
Recentemente, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão anunciou que está na fase de estudos para elaborar o termo de referência que será usado para a contratação da banca organizadora.
O documento trará o "levantamento de cargos que serão disponibilizados no edital do concurso." Entretanto, não há um prazo para que essa etapa seja concluída.
As informações foram confirmadas pelo juiz auxiliar da Presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes.
Além disso, o que deve agilizar os trâmites é o fato de que a comissão organizadora já foi formada e anunciada oficialmente. O grupo ficará responsável por planejar a escolha da banca e acompanhar os preparativos. Ele foi formado em 18 de abril.
Os membros tinham um prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. A comissão é composta pelos seguintes membros:
Assim que o contrato com a banca for assinado, a comissão será automaticamente destituída.
Em resposta à reportagem da Folha Dirigida, o TRT MA chegou a informar que pretende divulgar seu edital e ter as provas sendo realizadas ainda este ano.
"Concretamente só podemos informar no momento que o concurso deve ser realizado e ter seu resultado homologado ainda em 2022", disse o tribunal, em nota enviada à reportagem.
O último concurso do TRT MA foi realizado em 2014 e homologado no mesmo ano. O prazo de validade expirou em outubro de 2018 e este é um dos motivos pelo qual a comissão organizadora foi formada.
A seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que poderá ser convidada para o próximo.
O concurso daquele ano trouxe oferta de 21 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Durante a validade, mais de 180 candidatos foram nomeados e o órgão teve um bom aproveitamento na lista de aprovados.
As oportunidades foram para técnico judiciário (níveis médio e médio/técnico) e analista judiciário (superior), em várias especialidades. A taxa de inscrição foi de R$62,80 para técnico e R$77,80 para analista.