Concurso TJ PR: comissão é formada para edital de juiz substituto

Em publicação nesta segunda, 21, o Tribunal de Justiça do Paraná formou a comissão organizadora do novo concurso TJ PR para juiz substituto.

21/09/2020 10:47

Por: Juliana Goes

21/09/2020 10:47 - Por: Juliana Goes

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Adalberto Xisto Pereira, assinou o ato, que forma a comissão organizadora do novo concurso TJ PR, com vagas para juiz substituto. A publicação foi feita no Diário de Justiça desta segunda-feira, 21.

Conforme o documento, a equipe fica composta pelos seguintes membros:

  • desembargador Marco Antonio Antoniassi, como presidente;
  • desembargadora Lilian Romero;
  • desembargador Rogério Etzel;
  • desembargadora Elizabeth Maria de Franca Rocha; e pela
  • doutora Angela Maria Machado Costa, juíza de direito substituta em 2º grau.

A comissão conta ainda como os representantes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR), doutora Rogéria Fagundes Dotti, como titular, e doutor Carlos Eduardo Ruzyk, como suplente.

Com a equipe formada os próximos passos serão a elaboração e publicação do regulamento do concurso, e, posteriormente, a escolha da banca organizadora. Somente com estes processos concluídos, o edital do TJ PR poderá ser publicado.

A carreira de juiz substituto é destinada a profissionais com bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos. Os interessados ainda devem ter exercício de atividade jurídica pelo mesmo período. Um dos principais atrativos do cargo é a remuneração inicial de R$24.818,89.

Concurso TJ PR tem comissão formada (Foto: Divulgação)
Concurso TJ PR para juiz substituto tem
comissão formada (Foto: Divulgação)

 

Presidente justifica novo concurso TJ PR

Em julho, o presidente do Tribunal de Justiça, Adalberto Xisto Pereira, autorizou o novo concurso TJ PR, com vagas para juiz substituto.

A autorização ocorreu considerando o déficit de magistrados no TJ. Segundo o presidente, o número de aprovados remanescentes no concurso de 2018/2019 não foi suficiente para suprir os cargos vagos.

Conforme o documento, em julho, ainda restavam 31 candidatos remanescentes do último concurso, com possibilidade de nomeação. Desse total, no entanto, oito já tinham logrado êxito em outras seleções para a magistratura em outros estados. 

Já o Tribunal de Justiça do Paraná contava, na época, com 25 cargos de magistrados e 27 vagas na carreira da magistratura.

Considerando a necessidade do serviço e o interesse público, o presidente justificou ser imprescindível a abertura de novo concurso TJ PR para o preenchimento dos cargos vagos de juiz substituto.

Resumo do concurso TJ PR

  • Órgão: Tribunal de Justiça do Paraná
  • Cargos: juiz substituto
  • Vagas: a definir
  • Requisito: nível superior em Direito
  • Remuneração: R$24.818,89
  • Banca: a definir
  • Status: comissão formada

Saiba como foi a seleção de 2018 do TJ PR

O último concurso TJ PR para juiz substituto foi realizado em 2018. Na época, foram oferecidas 17 vagas mais cadastro de reserva. Desse total, 13 foram para a ampla concorrência, uma para deficientes e três para negros.

A seleção teve o Cebraspe como organizador. Já os candidatos foram avaliados por etapas como:

  • prova objetiva;
  • duas provas escritas;
  • sindicância da vida pregressa, exames de sanidade física e mental e psicotécnico;
  • prova oral; e
  • avaliação de títulos (classificatório)

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Na primeira fase, foram cobradas 100 questões sobre: Direito (Civil, Processual Civil, do Consumidor, da Criança e do Adolescente, Penal, Processual Penal, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Tributário, Ambiental e Administrativo), Juizados Especiais, Código de Normas e de Organização e Divisão Judiciárias do Paraná.

Após a conclusão de todas as etapas, o prazo de validade do concurso TJ PR para juiz foi de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

TJ PR - juiz substituto - 2020/2021

PR
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação