À espera de novo concurso, TJDFT registra 605 cargos vagos

Sem novos concursos TJDFT, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios tem 605 cargos vagos de técnicos, analistas e juízes.

18/01/2021 09:30

18/01/2021 09:30

Há seis anos, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios não realiza novos concursos TJDFT. Ao longo do tempo, o número de vacâncias cresceu e o órgão não publicou editais para reposição de servidores.

A estratégia usada foi o aproveitamento de aprovados em concursos de outros órgãos. No entanto, a necessidade de seleções para o próprio TJDFT permanece. Até dezembro de 2020, segundo o portal da Transparência, o tribunal registra 605 cargos vagos.

Desse total, 208 são para técnicos judiciários (nível médio) e 181 para analistas judiciários (nível superior). Há ainda 216 postos sem preenchimento para juízes substitutos (nível superior em Direito), cargo de ingresso em concursos para magistratura do Distrito Federal.

A boa notícia é que o TJDFT tem 111 provimentos previstos na Proposta de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021), em análise no Congresso Nacional.

Folha Dirigida questionou, no ano passado, se o tribunal planeja a abertura de um novo concurso, considerando a indicação no documento.

Conforme a Assessoria de Imprensa do órgão, há estudos em andamento sobre um novo concurso para os cargos de técnico e analista judiciário.

Sem realização de novos concursos e reposição de servidores, cresce número de cargos vagos no TJDFT
Sem novos concursos e reposição de servidores, cresce número
de cargos vagos no TJDFT (Foto: Divulgação)

Porém, até o momento, não há confirmação se o TJDFT realizará essa seleção em 2021. Ainda de acordo com a Assessoria, está sendo considerada a escassez de recursos no órgão.

"É sabido que a realização de novos certames [concursos] envolve custo elevado. Dessa forma, o tribunal segue buscando o aproveitamento de candidatos aprovados em concursos de outros órgãos, em detrimento da realização de novo concurso público", comunicou a Assessoria de Imprensa. 

Folha Dirigida tentou contato com o tribunal esta semana para verificar a viabilidade do concurso em 2021. Porém, o órgão ainda não se posicionou a respeito da contratação de novos servidores.

Comece sua preparação para concursos em 2021

A recomendação dos especialistas é iniciar a preparação para concursos o quanto antes. Por isso, não espere que o edital seja publicado para começar os estudos. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação. 

Conheça os cursos e inicie seus estudos!

Resumo concurso TJDFT

  • Órgão: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
  • Cargos: técnicos, analistas e juízes
  • Vagas: a definir
  • Requisitos: níveis médio e superior

Último concurso TJDFT foi realizado em 2015

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios realizou o último concurso para técnicos e analistas judiciários em 2015. O edital trouxe a oferta de 80 vagas, para as carreiras dos níveis médio e superior.

Para técnicos, as oportunidades foram na área Administrativa e nas especialidades de Enfermagem e Programação de Sistemas. Para analistas as chances foram para a área Judiciária, sem especialidade e para Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Houve ainda chances para especialidades de Odontologia (Dentística), Medicina (Psiquiatria, Pediatria, Neurologia, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica), Suporte em Tecnologia da Informação, Psicologia, Biblioteconomia e Análise de Sistemas.

Com organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. 

A prova objetiva teve 120 itens, distribuídas por Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (70). A prova de Conhecimentos Básicos abordou as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Ética no Serviço Público;
  • Atualidades.

Os concorrentes a analista judiciário; nas especialidades de Análise de Sistemas e Suporte em Tecnologia da Informação; e técnico judiciário, na especialidade de Programação de Sistemas ainda responderam questões de Língua Inglesa.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TJDFT - 2020 - área de apoio

DF
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação