Concurso TJDFT pode ter 93 vagas para técnicos e analistas

Proposta do Tribunal prevê concurso TJDFT com 93 vagas para técnicos e analistas, após a transformação de cargos. Confira!

06/10/2021 12:18 | Atualizado: 11/10/2021 10:45

06/10/2021 12:18 | Atualizado: 11/10/2021 10:45

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios dá prosseguimento aos preparativos do novo concurso TJDFT. Em proposta de reenquadramento dos cargos, o órgão indica que há 93 vagas disponíveis para a seleção. 

O quantitativo foi determinado a partir da transformação de cargos, aprovada pelo Tribunal Pleno na terça-feira, 5 de outubro, durante a 17ª sessão extraordinária. 

O anteprojeto de lei prevê a transformação de 192 cargos vagos de técnico judiciário e quatro de auxiliar judiciário em 118 cargos de analista judiciário. O que, segundo o órgão, não trará aumento de despesas para o quadro de pessoal.

A medida foi baseada na adequação às novas realidades tecnológicas e processuais, que demandam mão de obra qualificada de bacharéis em Direito e profissionais de Tecnologia da Informação. E que não podem ser desempenhadas por técnicos, que tem como requisito o ensino médio.

O presidente do tribunal, desembargador Romeu Neiva, destacou a importância dos servidores com Bacharelado em Direito. “Aproximadamente 72% das seleções internas do setor de justiça são realizadas em busca de profissionais graduados em Direito”.

O texto ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor. Vale destacar que a transformação não acaba com a carreira de técnico. Apenas foi reduzido o número de cargos vagos que poderia ser ocupado por aprovados no novo concurso.

Em contrapartida, aumentou o quantitativo de vagas disponíveis para analista judiciário e suas especialidades, de nível superior.

Concurso TJDFT: veja distribuição das vagas para o novo edital

Na proposta de reenquadramento dos cargos, ao qual o tribunal confirmou a veracidade à Folha Dirigida, é possível visualizar o quantitativo de cargos disponível para preenchimento após a transformação, ao longo da validade do concurso.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 

(Fonte: Sistema Eletrônico de Informações - SEI do TJDFT)

Para analista, há 25 vagas disponíveis para área judiciária sem especialidade e 29 para oficial de justiça/avaliador federal, carreiras que exigem Bacharelado em Direito.

Na área de Tecnologia da Informação, há três oportunidades para especialidade de Análise de Sistemas; três para Suporte em Tecnologia da Informação; cinco para Análise de Dados; e cinco para Segurança da Informação. 

Já para técnicos judiciários, de nível médio, todas as 192 vagas em aberto foram cedidas para transformação. Por isso, a proposta do tribunal é que o novo concurso TJDFT forme cadastro de reserva para essa carreira.

De modo a chamar os aprovados no decorrer do prazo de validade da seleção, conforme a necessidade e o orçamento disponível para as nomeações.

Vale destacar que essa é apenas uma proposta do tribunal. O texto pode sofrer alterações, uma vez que o projeto para transformação dos cargos ainda será votado no Congresso Nacional.

As remunerações iniciais são de R$3.163,07 para técnicos e R$5.189,71 para analista. Os dados são de abril de 2021 e estão disponíveis pelo  Portal da Transparência do órgão .

Concurso TJDFT está autorizado pelo Conselho

No último dia 17 de agosto, o Conselho de Magistratura do TJDFT aprovou proposta para que seja iniciado o procedimento para abertura do novo concurso. As oportunidades serão para carreiras de técnico e analista judiciário, em diversas especialidades.

“O concurso tem como objetivo a formação de cadastro de reserva, bem como o provimento de cargos vagos”, disse o tribunal, em nota enviada à reportagem.

A tendência, segundo os desembargadores do Conselho, é que o edital possa ser divulgado ainda em 2021. Contudo, oficialmente, o órgão informou que “não há data prevista para publicação do edital”.

Com o avanço nos preparativos do novo concurso, os interessados em ingressar no TJDFT devem intensificar a preparação para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos de tribunais? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse. 

Confira os cursos para carreiras de tribunais e comece já sua preparação!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...