Concurso TJ AC 2021: órgão estuda nova seleção para servidores

No Acre, o Tribunal de Justiça estuda a possibilidade de um novo concurso TJ AC para servidores em 2021. Veja!

13/01/2021 07:36

13/01/2021 07:36

Desde 2012, o Tribunal de Justiça do Acre não realiza concurso para contratação de novos servidores. Mas, de acordo com informações da Gerência de Comunicação do tribunal já está sendo estudada internamente a possibilidade de um novo concurso TJ AC 2021.

Apesar de confirmar os estudos para a viabilidade de uma nova seleção, o departamento informou que, por enquanto, não há previsão de quando o concurso deverá ser realizado.

A expectativa por um novo concurso TJ AC para servidores é alta, especialmente por conta do tempo em que não é realizada uma seleção no órgão. Em 2021 completará nove anos desde a publicação do último edital, realizada em 2012.

Na época, o concurso ofereceu 105 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior. Para o nível médio havia chances de auxiliar judiciário, motorista e técnico em microinformática. 

>> Estude para concursos de tribunais com a Folha Cursos <<
Quero acessar agora!

Já para o nível superior foram contempladas vagas de analista de sistemas, analista de suporte, assistente social, bibliotecário, contador, psicólogo, técnico em administração, técnico em comunicação social e técnico judiciário.

TJ AC
TJ AC não realiza concurso para servidores há nove anos
(Foto: Divulgação)

Resumo do concurso TJ AC

  • Órgão: Tribunal de Justiça do Acre
  • Cargos: concurso para servidores, cargos a confirmar
  • N° de vagas: a confirmar
  • Status do concurso: previsto

Relembre detalhes do concurso TJ AC 2012

O concurso foi organizado pelo Cebraspe. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva foi composta por 120 questões. Dessas, 50 eram de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos tinha questões de:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Ética no Serviço Público;
  • Legislação Específica;
  • Noções de Informática (exceto para os cargos de analista de sistemas, analista de suporte e técnico em microinformática); e 
  • Raciocínio Lógico (somente para os cargos de analista de sistemas, analistas de suporte e técnico em microinformática).

No mesmo dia da prova objetiva os candidatos passaram por uma avaliação discursiva. A prova consistia na redação de um texto dissertativo.
O concurso foi homologado em março de 2013. O prazo de validade era de dois anos, prorrogáveis por igual período.

O período total de validade do concurso foi encerrado em março de 2017. De modo que para realizar a contratação de novos servidores o tribunal precisa realizar novo concurso público.

Botão com link para curso

Tribunais de Justiça de outros estados também podem ter novos editais para servidores

Além do Tribunal de Justiça do Acre, alguns outros estados podem ter seleções para servidores de TJ este ano. Entre eles: Bahia, Minas Gerais e Piauí.

Na Bahia, o concurso TJ BA foi indicado na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o ano de 2021. O documento não informa para quais cargos o concurso ofertará oportunidades, mas considerando que o órgão conta com seleção em andamento para juízes e conciliadores, espera-se um novo concurso para contratação de servidores.

A última seleção para servidores do TJ BA ocorreu em 2014. A validade do concurso foi encerrada em 2019, de modo que o tribunal precisa realizar novo concurso para recomposição de seus quadros.

No Piauí o novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Ribamar Oliveira quer reduzir a cultura de contratação de terceirizados nos órgão. Em vez disso, o presidente quer contratar servidores efetivos para atuarem no tribunal.

Tais contratações deverão ser realizadas mediante a realização de concursos públicos. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços no TJ PI.

Por fim, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais já confirmou que a possibilidade de abertura de novos concursos no órgão está sendo analisada internamente. No entanto, a publicação de novos editais vai depender de deliberações da presidência do TJ MG.

Quanto a necessidade do concurso não há o que questionar. De acordo com os últimos dados divulgados, o TJ MG conta com mais de 2 mil vagas em aberto, atualmente.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...