Novo concurso TRF3 para juiz começa a compor a banca examinadora

O TRF3 prepara um novo concurso para a magistratura e já inicia o processo de composição da banca examinadora.

20/02/2020 07:28 | Atualizado: 20/02/2020 13:03

20/02/2020 07:28 | Atualizado: 20/02/2020 13:03

Um novo concurso TRF3 está previsto e deverá ser realizado este ano. O Tribunal Regional Federal da 3ª região, com sede em São Paulo e Mato Grosso do Sul, prepara a XX seleção para a magistratura. A banca examinadora será aprovada em breve.

A presidente do TRF3, desembargadora Therezinha Cazerta, convocou os desembargadores federais membros do Órgão Especial para participarem da Sessão Judiciária e Administrativa Extraordinária que ocorrerá no dia 27 de fevereiro.

A sessão está prevista para às 16h deste dia, na sala de sessões do Plenário. Uma das finalidades será aprovar a composição da banca examinadora do próximo concurso para a carreira de juiz federal substituto.

Os desembargadores escolhidos ficam responsáveis por elaborar as questões da prova e corrigi-las, quando necessário. A informação foi divulgada no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 3º região.

Resumo do concurso TRF3

  • Órgão: Tribunal Regional Federal da 3ª região
  • Banca: a definir
  • Cargo: juiz federal substituto
  • Vagas: a definir
  • Lotação: São Paulo e Mato Grosso do Sul
  • Último edital:baixe agora!
(Foto: Divulgação)
TRF3 prepara novo concurso para a carreira da magistratura
(Foto: Divulgação)


Concurso TRF3: próximo passo será formar comissão

O edital de abertura ainda não tem uma data definida para ser divulgado. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA tentou contato com o tribunal para saber mais detalhes do processo, mas até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.

Assim que aprovada a composição da banca examinadora, o próximo passo será formar a comissão organizadora. Esse grupo ficará responsável pelos procedimentos pré-edital, que visa escolher a empresa que ficará responsável.

Essa empresa será a banca organizadora do concurso TRF3. Ela cuidará de todos os principais trâmites de realização e organização do edital e do concurso público, bem como aplicação das provas e demais etapas de seleção.

Assim que a banca for definida, o próximo passo será oficializá-la, por meio da assinatura de um contrato. O extrato do documento costuma ser divulgado no Diário Oficial, contendo o período de vigência. Feito todo esse trâmite, o edital fica liberado para publicação.

Último concurso TRF3 contou com 107 vagas

Quem deseja ser aprovado já pode começar os estudos, e não esperar o edital ser divulgado. Uma boa maneira de antecipar a preparação é tendo como base o edital anterior, que foi publicado em abril de 2018.

O edital anterior do concurso TRF3 trouxe 107 vagas para provimento imediato. Desse total, foram cinco reservadas para deficientes e 21 para negros. A exigência é ter bacharel em Direito com experiência de três anos de atividade jurídica.

As inscrições foram recebidas de 9 de abril a 8 de maio, pelo site do próprio órgão. O fato do TRF3 não ter escolhido uma empresa para realizar o concurso pode agilizar o processo de publicação do edital.

Em 2018, a taxa cobrada foi de R$200 para pagamento somente no Banco do Brasil. Foi permitida a isenção para inscritos no CadÚnico e membros de família baixa renda. Os participantes foram avaliados por meio de cinco etapas de seleção, sendo:

► Primeira etapa: prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;

► Segunda etapa: duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório;

► Terceira etapa: de caráter eliminatório,com as seguintes fases:
a) sindicância da vida pregressa e investigação social;
b)exame de sanidade física e mental;
c)exame psicotécnico;

► Quarta etapa: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;

► Quinta etapa: avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Com cinco horas de duração e tendo caráter eliminatório/classificatório, a prova objetiva do concurso TRF3 de juiz é composta por 100 questões, divididas em três blocos. Todas essas informações deverão ser confirmadas após a publicação do regulamento. Confira as disciplinas:

BLOCO I (35 questões):
Direito Constitucional;
Direito Previdenciário;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor.

BLOCO II (35 questões):
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Empresarial;
Direito Financeiro e Tributário.

BLOCO III (30 questões):
Direito Administrativo;
Direito Ambiental;
Direito Internacional Público e Privado.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

TRF3 - 2021 - Juiz substituto

MS...
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...

Preparação