Concurso TRF3: sai resultado preliminar da heteroidentificação

Foi divulgado o resultado preliminar da etapa de heteroidentificação do concurso para o TRF da 3ª Região. Saiba mais!

03/11/2020 18:21

03/11/2020 18:21

Abrangendo os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região divulgou o resultado preliminar da etapa de heteroidentificação, apenas para os inscritos que se autodeclararam negros.

O documento foi publicado nesta terça-feira, 3, por meio do Diário Oficial da União. No total, 145 candidatos tiveram a declaração confirmada.

Para aqueles que não passaram na avaliação, será possível interpor recursos contra o resultado no prazo de dois dias úteis após a publicação do resultado, isto é, durante os dias 4 e 5 de novembro. 

Após a conclusão de todas as etapas, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo tempo. Durante esse período, o TRF3 poderá convocar os classificados.

enlightened O processo de heteroidentificação serve para que a comissão possa avaliar se os participantes se enquadram no fenótipo (características visíveis) para ocupar as vagas reservadas às pessoas negras. 

O que você precisa saber sobre o concurso TRF3:

Concurso TRF3 divulga resultado preliminar de heteroidentificação (Foto: Divulgação)
Concurso TRF3 divulga resultado preliminar
de heteroidentificação (Foto: Divulgação)

Concurso TRF3 registrou 77,8 mil inscritos

A Fundação Carlos Chagas (FCC) registrou 77.876 pedidos de inscrição. Deste quantitativo, o cargo mais concorrido foi o de técnico judiciário da Área Administrativa, com 41.581 cadastrados. Isso significa que mais de 16% dos candidatos optaram por este cargo.

 enlightenedQuanto tempo leva para passar em um concurso público?

Ainda 12.758 concorrem às vagas reservadas para candidatos negros, havendo reserva de 20% das vagas preenchidas. Também há outros 1.469 inscritos nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, que terão direito a 5% do total.

Saiba como foram as etapas de avaliação

Aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, as provas ocorreram em dois turnos: pela manhã para técnico e durante a tarde para analista.

Os exames ocorreram na cidade de São Paulo, para os candidatos inscritos na seção judiciária do estado e em Campo Grande-MS, para inscritos na unidade de Mato Grosso do Sul.

Todos os concorrentes foram submetidos a 60 questões de múltipla escolha envolvendo as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais (20 questões) - Português, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Noções de Sustentabilidade, Noções de Governança Corporativa, Noções de Gestão Estratégica, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional); e
  • Conhecimentos Específicos (40 questões).

Houve também uma prova discursiva, composta por estudo de caso para todos os cargos, exceto para técnico judiciário da área Administrativa, que teve uma redação de 20 a 30 linhas.

 + Concurso Bacen: autonomia pode ser votada nesta terça, 3, pelo Senado

Todas as provas valem 10 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Gerais e, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.

TRF3 poderá ter um cadastro reserva de 1,3 mil aprovados

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região não traz o quantitativo de vagas que serão preenchidas em seu cadastro de reserva. O preenchimento será feito durante todo o prazo de validade com os aprovados seguindo a ordem de classificação.

No entanto, o edital de abertura informa a quantidade de provas discursivas (redação e estudo de caso) que serão corrigidas. Para ter a correção, será preciso ser aprovado na prova objetiva. É possível estimar, portanto, que o TRF3 terá um cadastro de 1.188 classificados.

Tabela de correções das provas de Redação e Estudo de Caso
 
CargoTOTALTRF3Seção Judiciária de São PauloSeção Judiciária do Mato Grosso do Sul
Técnico Judiciário Área Administrativa66019243236
Técnico Judiciário - Área Informática2424--
Analista Judiciário - Área Informática2424--
Analista Judiciário - Área Judiciária480192288-

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Resumo do concurso TRF3:

  • Órgão: Tribunal Regional Federal da 3ª Região
  • Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Vagas: 9 + cadastro reserva
  • Requisitos: níveis médio e superior em Direito ou Informática
  • Remuneração: de R$8.501,45 a R$13.365,38
  • Link para o edital de abertura

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TRF3 SP/MS - 2019 - técnico e analista

MS...
Não informado
Fund...
9 vagas

Carregando...