Concurso TRF3 convoca inscritos para etapa de heteroidentificação

O concurso TRF3 convoca para a heteroidentificação os candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros. Saiba mais sobre a seleção!

07/08/2020 11:30 | Atualizado: 07/08/2020 11:59

Por: Julia Azevedo

07/08/2020 11:30 | Atualizado: 07/08/2020 11:59 - Por: Julia Azevedo

Os inscritos no concurso TRF3 devem ficar atentos, pois o Tribunal Regional Federal da 3ª Região está convocando para a etapa de heteroidentificação, destinada aos candidatos que se autodeclararam negros. 

A listagem com os convocados foi publicada nesta sexta-feira, 7, no site da Fundação Carlos Chagas, a organizadora. Agora, estes candidatos deverão realizar a entrevista de avaliação.

Para isso, será necessário comparecer no seguinte endereço: Avenida Paulista, 1842, Torre Norte, 13º andar, na cidade de São Paulo - SP (TRF), no período de 24 a 31 de agosto, com a data e horário a depender do cargo.

Consulte aqui as datas e horários

A entrevista serve para que a comissão possa avaliar se os participantes se enquadram no fenótipo (características visíveis) para ocupar as vagas reservadas às pessoas negras. 

Junto à convocação, a banca também divulgou algumas medidas de segurança, que serão tomadas devido à pandemia do novo Coronavírus. Confira algumas abaixo:

  • O ingresso e a permanência no local do procedimento estão restritos aos candidatos convocados, visando evitar aglomerações.
  • Será adotado o distanciamento social.
  • Serão adotadas regras de higiene pessoal e etiqueta respiratória, como cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar
  • Uso obrigatório de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca, não sendo permitido o acesso sem a utilização da mesma.
  • Será feita a aferição da temperatura corporal.
     Aqueles que apresentarem, no momento da aferição, temperatura corporal superior a 37,5°C serão impedidos de adentrar nas dependências do Tribunal.
  • Será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel a 70% antes e depois do compartilhamento de canetas ou outros objetos, se for o caso.
  • O candidato poderá comer enquanto estiver no local, recomendando-se que traga a sua própria garrafa de água para uso individual.
  • Aqueles que se recusarem a seguir às medidas de segurança serão retirados do local e excluídos do concurso.

O próximo passo será a divulgação resultado final preliminar do concurso, que ainda não tem data definida. Após todas as etapas concluídas, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo tempo.

Durante este período, os candidatos classificados poderão ser convocados, a critério do órgão.

Saiba mais sobre o concurso TRF3: 

Concurso TRF3 convoca inscritos para a próxima etapa (Foto: Divulgação)
Concurso TRF3 convoca inscritos para a próxima etapa (Foto: Divulgação)

Provas foram aplicadas em dezembro de 2019

Aplicadas no dia 1º de dezembro do ano passado, as provas ocorreram em dois turnos: pela manhã para técnico e durante a tarde para analista.

Os exames ocorreram na cidade de São Paulo, para os candidatos inscritos na seção judiciária do estado e em Campo Grande-MS, para inscritos na unidade de Mato Grosso do Sul.

enlightened Concurso Ministério da Economia define banca e edital se aproxima

Todos os concorrentes foram submetidos a 60 questões de múltipla escolha envolvendo as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais (20 questões) - Português, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Noções de Sustentabilidade, Noções de Governança Corporativa, Noções de Gestão Estratégica, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional); e
  • Conhecimentos Específicos (40 questões).

Houve também uma prova discursiva, composta por estudo de caso para todos os cargos, exceto para técnico judiciário da área Administrativa, que teve uma redação de 20 a 30 linhas.

Todas as provas valem 10 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Gerais e, 50% de acerto na prova de Conhecimentos Específicos.

Concurso TRF3 registrou 77,8 mil inscritos

A Fundação Carlos Chagas (FCC) registrou 77.876 pedidos de inscrição. Deste quantitativo, o cargo mais concorrido foi o de técnico judiciário da Área Administrativa, com 41.581 cadastrados. Isso significa que mais de 16% dos candidatos optaram por este cargo.

Ainda 12.758 concorrem às vagas reservadas para candidatos negros, havendo reserva de 20% das vagas preenchidas. Também há outros 1.469 inscritos nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, que terão direito a 5% do total.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso TRF3 poderá ter um cadastro reserva de 1,3 aprovados

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região não traz o quantitativo de vagas que serão preenchidas em seu cadastro de reserva. O preenchimento será feito durante todo o prazo de validade com os aprovados seguindo a ordem de classificação.

+ São Paulo terá que fazer concurso com 550 vagas para SP Regula

No entanto, o edital de abertura informa a quantidade de provas discursivas (redação e estudo de caso) que serão corrigidas. Para ter a correção, será preciso ser aprovado na prova objetiva. É possível estimar, portanto, que o TRF3 terá um cadastro de 1.188 classificados.

Tabela de correções das provas de Redação e Estudo de Caso
 
CargoTOTALTRF3Seção Judiciária de São PauloSeção Judiciária do Mato Grosso do Sul
Técnico Judiciário Área Administrativa66019243236
Técnico Judiciário - Área Informática2424--
Analista Judiciário - Área Informática2424--
Analista Judiciário - Área Judiciária480192288-

 

 Resumo do concurso TRF3:

  • Órgão: Tribunal Regional Federal da 3ª Região
  • Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Vagas: 9 + cadastro reserva
  • Requisitos: níveis médio e superior em Direito ou Informática
  • Remuneração: de R$8.501,45 a R$13.365,38
  • Link para o edital de abertura

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TRF3 SP/MS - 2019 - técnico e analista

MS...
Não informado
Fund...
9 vagas