Concurso TRE-RJ: presidente do órgão é exemplo para concurseiros

Exemplo para os milhares de interessados no concurso TRE-RJ 2017, previsto para ser aberto nesta sexta-feira, dia 18, é a presidente do órgão, desembargadora Jacqueline Montenegro, juíza eleitoral há 30 anos. Isso porque, a exemplo dos concurseiros, a solução dos problemas da magistrada foi o concurso público.

14/08/2017 07:28 | Atualizado: 02/10/2017 02:30

14/08/2017 07:28 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
O maior exemplo para os interessados no concurso TRE-RJ 2017, previsto para ser aberto nos próximos dias , é a presidente do órgão, a desembargadora Jacqueline Montenegro . Juíza eleitoral há 30 anos, ela encontrou no concurso público um propósito de vida.
 
Presidente do TRE-RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro

"Sacrifícios eram investimento", diz presidente

"Uma pessoa que precisa vencer sozinha tem que encontrar um caminho. E no meu caso foi o concurso público, pois nele não dependia de ninguém, apenas de mim, do meu esforço", explicou ela. 
 
Quer passar na prova de analista do TRE-RJ? Não perca o curso com mais de 469h e dispare na frente!
 
A decisão pela carreira pública surgiu aos 17 anos, depois de ser mãe e tentar uma faculdade de Jornalismo.
 
"Mudei de planos e fui fazer Direito, pois no Jornalismo precisaria de muito tempo para alcançar o sucesso profissional. O Direito encurtaria esse tempo, e ganharia dinheiro mais rápido. Fiz a faculdade como se fosse prestar concurso no dia seguinte. Foi assim que levei a universidade durante quatro anos", contou.
 
A desembargadora concluiu o curso de Direito em dezembro, se formou em janeiro e, em fevereiro, já se inscreveu no primeiro concurso. "Era a seleção da Defensoria Pública do Rio (DPRJ). Me inscrevi e, em maio, passei na primeira prova", lembrou.
 
Na Defensoria foram quatro anos. Ela resolveu, porém, mudar de ramo e fazer concurso para juiz. "Achei que na Defensoria não estava bom. Queria mais para a minha vida e fui fazer concurso para juiz. Passei mais um ano trabalhando e estudando", recordou Jacqueline Montenegro, hoje desembargadora (cargo mais alto da carreira de juiz) e presidente do TRE-RJ.
 
Vai concorrer a vaga de técnico do TRE-RJ e ta desorientado? A gente te ajuda, confira curso!

Como alcançou o sucesso?

Dedicação e sacrifícios, segundo Jacqueline, foram os segredos do sucesso para ingressar no serviço público. "Lembro que acordava às 5h, estudava até as 10h e ia trabalhar. Voltava às 19h e estudava até 2h. Sábado e domingo não saía. Foi assim até conseguir a aprovação para juiz", contou, destacando que o melhor do caminho do concurso público é que não há necessidade de ajudas ou indicações. "Eu só precisei de mim mesma, de acreditar no meu potencial. Sempre achei que era capaz."
 
Ela acredita que nem os sacrifícios que teve que fazer a desanimaram. "Eu enxergava os sacrifícios como investimentos, pois estava garantindo o meu futuro. É assim que deve ser. Não esqueça que o sol nasceu para todos, mas nem todo mundo consegue o seu lugar ao sol. É preciso fazer a sua parte. Lembro que minhas amigas saíam, iam à praia. Mas eu não. Eu continuava estudando. O resultado foi o melhor possível. Tudo valeu a pena", afirmou.
 
A desembargadora contou a sua história no programa Eleitor do Futuro, no Sesc de Copacaba. O evento é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) desde 2010 e tem como objetivo promover a cidadania, junto a jovens de 11 a 17 anos, dos ensinos fundamental e médio. Ela também deixou uma mensagem para quem está estudando para o concurso do TRE-RJ. Confira o vídeo!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Newsletter

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TRE-RJ - 2017 - Técnico e Analista

RJ
Não informado
Não informado
Não informado