Concurso TRE-RJ: em Português, Consulplan prioriza interpretação textual

Em Português, a Consulplan, organizadora do concurso TRE-RJ 2017, gosta de cobrar muitas questões de interpretação textual. A orientação é da coordenadora de Língua Portuguesa do curso Ágora, Vivian Barros

17/08/2017 08:54 | Atualizado: 02/10/2017 02:30

17/08/2017 08:54 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
*Matéria atualizada às 12:50 desta quinta-feira, dia 14 de setembro
 
Em Português, a Consulplan, organizadora do concurso TRE-RJ 2017 , gosta de cobrar muitas questões de interpretação textual. Por isso, os milhares de interessados na seleção do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) devem ter como estratégia a realização de muitos exercícios, pois só desta forma dominarão esse conteúdo.
 
A orientação é da coordenadora de Língua Portuguesa do curso Ágora, Vivian Barros. Ela ainda explicou como essas questões costumam ser cobradas pela banca escolhida pelo TRE-RJ. "As questões de interpretação textual são 'queridinhas' da Consulplan. O candidato não deve esperar questões de interpretação textual cheias de pegadinhas. Os textos são longos, mas de fácil leitura – retirados de jornais, em geral", destacou. 
 
Embora interpretação textual domine provas de Português da Consulpan, a parte de gramática não deve ser esquecida. Segundo Vivian Barros, há temas com mais chances de serem cobrados e que devem ser priorizados no estudo dos milhares de candidatos do TRE-RJ.
 
"Sem medo de errar, o candidato deve revisar, com bastante atenção, os seguintes assuntos: classe de palavras, pontuação, tempos e modos verbais, acentuação gráfica, crase, valor das conjunções, concordância e função sintática", enumerou a especialista, acrescentando uma boa estratégia de preparação. "Revise o tema coesão e estude os mecanismos coesivos. Essa estratégia vai ajudá-lo a resolver as questões de interpretação textual com mais facilidade e tranquilidade."
 
Quer ficar craque em Português para o TRE-RJ? Confira cursos para a disciplina

Concurso TRE-RJ: prova da Consulplan tem perfil específico

Professora de Português, Vivian Barros
Professora Vivian Barros
Sobre provas anteriores que os candidatos precisam se basear, Vivian Barros alerta que apenas exames da Consulplan, em Português, devem ser utilizados. Isso porque a banca cobra a matéria de forma tradicional e bem diferente do Cespe/UnB, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Esaf, por exemplo.
 
"Os candidatos devem recorrer às provas mais atuais aplicadas pela Consulplan. No caso de candidatos que concorrerão às vagas do TRE-RJ para cargos que exigem nível médio, a dica é refazer todas as questões elaboradas pela Consulplan para certames de nível médio", aconselhou, deixando outras orientações aos concorrentes. 
 
Confira  cursos preparatórios para o concurso TRE-RJ 2017
 
"O candidato deve começar a fazer questões de provas anteriores e focar seus estudos nos assuntos mais relevantes para a banca. Não adianta dominar o conteúdo do edital, se o candidato não souber que assuntos a banca privilegia ou de que forma esses assuntos podem ser cobrados. Outra dica importante é não deixar a preparação para a redação em segundo plano. Muitos candidatos com excelente aproveitamento nas provas objetivas são eliminados do certame, porque não conseguem bom desempenho na prova de redação", concluiu.

Professor fala de última prova de Português do TRE-RJ

Marcelo Rosenthal analisou a prova de Português do último concurso TRE-RJ 2017. Segundo ele, os assuntos abordados na última prova para técnico administrativo foram concordância verbal, coesão textual, distinção entre pronome apassivador e reflexivo, pontuação, crase, reescritura com substituição da voz passiva sintética pela analítica, sinonímia e interpretação de textos.

Para o professor, esses assuntos precisam ser estudados com afinco, pois as chances são grandes de se repetirem na nova seleção. "Não foi uma prova difícil, contudo pelo estilo (certo e errado), exigiu que o candidato tivesse bastante experiência na avaliação dos itens", assegurou, alertando os concorrentes.

O TRE-RJ divulgou o aguardado edital do seu concurso. Veja todos os detalhes da seleção , que está com inscrições abertas no site da Consulplan . Quer saber mais dicas de Português para concursos? Confira artigos sobre o tema, além de testes , livros e apostilas , provas dirigidas  e e-books .

Confira mais dicas de Português para o TRE-RJ

 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Newsletter

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TRE-RJ - 2017 - Técnico e Analista

RJ
Não informado
Não informado
Não informado