Concurso TRE-RJ: como Direito Eleitoral é cobrado numa prova da Consulplan?

A Consulplan foi definida como organizadora do concurso TRE-RJ 2017 e, com isso, muitas dúvidas surgem na cabeça dos milhares de candidatos. São elas: como as matérias serão cobradas? por qual prova se basear? quais conteúdos essa banca prioriza? Por isso, FOLHA DIRIGIDA inicia o Espcial Dicas TRE-RJ Consulplan. A primeira matéria em foco é Direito Eleitoral.

02/08/2017 10:56 | Atualizado: 02/10/2017 02:30

02/08/2017 10:56 | Atualizado: 02/10/2017 02:30
concurso TRE-RJ 2017 teve o edital divulgado e, com isso, muitas dúvidas surgem na cabeça dos milhares de candidatos. São elas: como as matérias serão cobradas pela Consulplan, organizadora? Por qual prova se basear? Quais conteúdos essa banca prioriza? Entre as disciplinas mais importantes do concurso TRE-RJ 2017 está Direito Eleitoral.
 
Por isso, FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor do curso Multiplus, Renato Martins. Segundo ele, a Consulplan deverá se limitar à letra da lei. "Por isso, o candidato deve ter a leitura seca da lei. É necessário entender a construção dela. Não acredito que a prova será muito elaborada. A Consulplan provavelmente vai analisar somente se você sabe da lei, se entende ela", esclareceu.
 
Garanta uma boa prova de Direito Eleitoral. Veja cursos preparatórios
 
A dica de Renato Martins então é para que os candidatos atentem a organização, competências e alistamento eleitoral. "Sobretudo hipóteses de cancelamento de inscrição, modalidade e cadastro eleitoral", alertou o especialista.
 
Direito Eleitoral é matéria importante no concurso TRE-RJ 2017

Quais legislações priorizar no concurso TRE-RJ?

Das legislações cobradas, Renato Martins alerta para a Lei das Eleições (9.504/97) e a Lei Orgânica dos Partidos Políticos (9.096/95). "Tenha atenção também à Lei Complementar 64 de 1990, acertada pela Lei da Ficha Limpa. É o primeiro concurso do TRE-RJ depois dessa mudança. Isso, portanto, é tema certeiro de ser cobrado na prova". orientou, destacando que não são necessárias grandes estratégias para ir bem numa prova de Direito Eleitoral da Consulplan. "Quem ler a letra da lei e fazer exercícios irá bem", apostou.
 
Confira  cursos preparatórios  para o concurso TRE-RJ 2017

Quais exercícios fazer? Por quais provas se basear?

Essa é uma grande dúvida dos milhares de candidatos do TRE-RJ, sobretudo porque a Consulplan tem poucas experiências com concursos de tribunais. A orientação de Renato Martins é a realização da prova do concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012, organizado pela Consulplan. "Faça ainda provas da Fundação Carlos Chagas (FCC), que tem um tipo de questão parecido com o da Consulplan. Faça ainda muitos testes e simulados. Quanto mais exercícios melhor", aconselhou.
 
O TRE-RJ divulgou o aguardado edital do seu concurso.  Veja todos os detalhes da seleção , que está com inscrições abertas no  site da Consulplan . Quer saber mais dicas de Direito Eleitoral para concursos? Confira  artigos  sobre o tema, além de  testes livros e apostilas  e  provas dirigidas .
 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Newsletter

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

TRE-RJ - 2017 - Técnico e Analista

RJ
Não informado
Não informado
Não informado