Novo presidente confirma concurso TJ PE 2020. Comissão formada

Novo presidente do TJ PE confirmar realização de concurso público e diz que são mais de 700 cargos vagos.

05/02/2020 06:52 | Atualizado: 28/07/2020 06:44

05/02/2020 06:52 | Atualizado: 28/07/2020 06:44

Um novo concurso TJ PE 2020 será aberto em breve. A seleção foi confirmada pelo novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, que assumiu a nova Mesa Diretoria na última segunda-feira, 3 de janeiro.

De acordo com ele, uma comissão já foi formada para realizar os preparativos do concurso, entre eles o levantamento orçamentário para definir a oferta de vagas. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Bom Dia PE na manhã desta quarta-feira, 5. 

“Estamos com um concurso para ser aberto, a comissão inclusive já está instalada. Estamos discutindo o desenvolvimento futuro do orçamento para fazer uma previsão das vagas que vão ser oferecidas.”

Apesar de não ter definido a oferta de vagas ainda, Cerqueira declarou que existem mais de 500 cargos de servidores vagos e outros 200 na magistratura. E que o ideal, para um funcionamento melhor do Tribunal, seria dobrar o número de cargos. 

Tendo em vista os limites financeiros, o novo presidente da Justiça pernambucana espera, pelo menos, preencher todo o déficit atual. Ele também destacou que o TJ PE ainda não extrapolou o seu limite prudencial de gastos. 

O novo concurso deverá ser destinado à magistratura, já que o Tribunal ainda possui concurso vigente para servidores, com mais de 3 mil aprovados. Até o fechamento desta matéria, contudo, o órgão não deu mais informações sobre a previsão de vagas.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Fernando Cerqueira será o presidente do Tribunal no novo biênio, até 2022, substituindo o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que era presidente da instituição desde fevereiro de 2016.

A ampliação do quadro de pessoal já havia sido sinalizada por ele na ocasião da posse de Cerqueira. O presidente anterior apresentou um balanço das atividades, com foco na ampliação das equipes, com novos juízes, servidores e estagiários.

Último concurso TJ PE aprovou mais de 3 mil candidatos

Até a última atualização desta matéria, o Tribunal de Justiça de Pernambuco não informou quantos candidatos foram convocodos do concurso anterior, nem se os cargos ofertados em novo edital serão para a magistratra ou para servidores. 

O que se sabe é que, dos quase 180 mil inscritos, cerca de 3 mil foram aprovados e classificados nas vagas de técnico, analista e oficial. O edital, contudo, ofertava inicialmente apenas 109 vagas, sendo 60 de nível médio e 49 de nível superior.

Os aprovados excedentes podem ser aproveitados pelo Tribunal durante toda a vigência dos resultados. A validade vai expirar em fevereiro de 2021, podendo ainda ser prorrogada por mais dois anos.

(Foto: Assis Lima/ Ascom TJ-PE)
Novo concurso TJ PE pode ser realizado em 2020
(Foto: Assis Lima/ Ascom TJ-PE)

Último concurso TJ-PE foi organizado pelo IBFC

Aberto em julho de 2017, o último concurso TJ PE ofertou 109 vagas. Foram 60 para o cargo de técnico judiciário, que exige nível médio ou médio/técnico, e 49 para analista judiciário, de nível superior. O edital também previa formação de cadastro de reserva para oficial de justiça, de nível superior.  

Os vencimentos iniciais, com base em dados da época, eram de R$4.222,45 para os cargos de nível médio e R$5.502,12 para os de nível superior. O organizador foi o Instituto Brasileiro de Capacitação (IBFC).

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova com 50 questões, entre objetivas e discursivas. Foram cobrados Conhecimentos Gerais, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Legislação; e Conhecimentos Específicos, com conteúdos variando de acordo com a área escolhida. A parte discursiva consistiu na elaboração de uma redação.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Previsto

TJ-PE - juiz - 2020

PE
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...