Concurso TCE AM: presidente anuncia vagas para procurador e auxiliar

O presidente do TCE AM, Mario de Mello, confirma novo concurso para ingresso em cargos da Procuradoria Geral Jurídica da Corte de Contas

30/03/2020 10:33 | Atualizado: 30/03/2020 13:39

30/03/2020 10:33 | Atualizado: 30/03/2020 13:39

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pretende realizar novo concurso TCE AM com vagas para Procuradoria Geral Jurídica da Corte de Contas. De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Mario de Mello, a intenção é publicar o edital ainda este ano.

A oferta será para os cargos de procurador e auxiliar, destinados a profissionais da área de Direito. O anúncio foi feito pelo presidente do tribunal no domingo, 29, durante transmissão ao vivo no Instagram.

O primeiro passo para realização do concurso é o aval para criação da Procuradoria Jurídica no Tribunal de Contas. Para isso, o governador do Amazonas, Wilson Lima, deve encaminhar projeto de lei para alterar a Constituição do Estado.

Hoje, o órgão é representado judicialmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A iniciativa do presidente do tribunal, porém, prevê a criação de uma Procuradoria própria.  

“Já conversei com o governador Wilson Lima e ele irá enviar para a Assembleia um projeto para alterar a Constituição do Estado e autorizar a criação da Procuradoria Jurídica no Tribunal de Contas”, explicou o conselheiro Mario de Mello.

A partir da criação da estrutura organizacional poderá ser feito o concurso público. Tal seleção será complementar a anunciada pelo TCE AM para abertura de 150 vagas de auditor técnico de controle externo.

Presidente do TCE AM
Presidente do TCE AM, conselheiro Mario de Mello, confirma realização
de novo concurso público (Foto: Divulgação)

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive, será a banca organizadora das duas seleções. Isto é, a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas dos concursos, como provas objetivas.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o tribunal para saber se os trâmites dos concursos poderiam ser afetados pela pandemia do Coronavírus. Em nota, a Assessoria de Imprensa disse que:

“As atividades do TCE-AM estão suspensas, por força de portaria, até o dia 3 de abril. A última informação confirmada é de que a banca será da FGV”.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Concurso TCE AM: provas este ano ou no início de 2021

Durante a transmissão ao vivo, o presidente do TCE AM disse que a previsão é que as provas serão realizadas no final deste ano ou no início de 2021. Ele também reafirmou o compromisso de publicar o edital este ano.

“Tenho muita fé em Santa Clara e, se Deus quiser, iremos realizar o concurso ainda este ano. Meu compromisso e meu objetivo é fazer este concurso este ano”, afirmou o conselheiro Mario de Mello.

O presidente ainda revelou que a estimativa é de nomear os aprovados no concurso até o término de sua gestão, em 2021. O tribunal trabalha com a ideia de abrir, pelo menos, 150 vagas na nova seleção.

A demanda total do órgão, atualmente, é superior a 300 servidores. O que pode gerar um bom uso do cadastro de reserva.

“Continue estudando! Nossa expectativa é um concurso para, no mínimo, 150 vagas, mas temos uma demanda de 304 servidores. Além de realizar o concurso, irei nomear todos na minha gestão ainda. Não há força humana que me faça retroceder”, disse.

+ Concurso TCE AM: presidente anuncia FGV como banca de auditor técnico

Vagas do concurso TCE AM serão para nível superior

O concurso para o TCE do Amazonas terá vagas para auditor técnico de controle externo – auditoria governamental. A carreira exige nível superior em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Geologia, Jornalismo, Medicina, Pedagogia, Psicologia ou Odontologia.

Outro cargo contemplado será o de auditor técnico de controle externo – auditoria de obras públicas. O requisito é ter Bacharelado em Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estrada, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logísticas.

Haverá também chances para auditor técnico de controle externo – Ministério Público de Contas, preenchidas por bacharéis em Direito. As remunerações atualizadas não foram informadas.

Resumo concurso TCE AM 2020:

  • Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
  • Vagas: pelo menos 150
  • Cargos: auditor técnico de controle externo, procurador e auxiliar
  • Requisitos: nível superior
  • Salários: não informados
  • Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Publicação do edital: 2020
  • Provas: final de 2020 ou início de 2021

Último concurso TCE AM foi realizado há quatro anos

Os últimos concursos para ingresso de servidores no TCE-AM foram realizados em 2015, 2013 e 2012. O primeiro teve oferta de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. O salário, na época, era de R$28.947,54.

As demais seleções foram para chances na área de apoio. Em 2013, o edital teve 24 oportunidades de analista técnico de controle externo.

Já em 2012, foram 30 chances divididas entre áreas de Auditoria de Obras Públicas (25) e Tecnologia da Informação (cinco). Os vencimentos foram de R$5.500, mais benefícios.

Os três concursos tiveram a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Os inscritos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

TCE-AM - 2020

AM
Não informado
Fund...
Não informado