Concurso TCE AM: presidente anuncia FGV como banca de auditor técnico

O conselheiro-presidente do TCE AM, Mario de Mello, confirma FGV como banca organizadora do novo concurso para auditores técnicos

30/01/2020 14:55 | Atualizado: 30/01/2020 17:53

30/01/2020 14:55 | Atualizado: 30/01/2020 17:53

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, anunciou que novo concurso TCE-AM terá vagas para auditor técnico. Atualmente, o cargo apresenta 150 postos sem preenchimento.

Porém, o número de oportunidades no concurso dependerá do orçamento do tribunal. A expectativa da presidência é publicar o edital ainda em 2020 ou, no máximo, até junho do próximo ano. Para isso, o órgão agiliza os preparativos internos.

A banca organizadora do concurso, por exemplo, já está definida. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a escolhida para receber as inscrições, elaborar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

TCE AM prepara novo concurso para auditores técnicos (Foto: TCE AM)

 

O anúncio foi feito na quarta-feira, 29, pelo conselheiro-presidente do tribunal, Mario de Mello, após reunião com a FGV, no Rio de Janeiro.

“Eu estou muito entusiasmado e focado em realizar esse concurso público pelo déficit que o Tribunal está vivendo. Nossa ideia é fazer ainda este ano ou no máximo no primeiro semestre de 2021. A FGV é uma fundação de referência em todo o país, já realizou vários concursos públicos, e conduzirá com idoneidade e segurança o concurso público da Corte de Contas”, afirmou Mario de Mello.

A próxima fase é a formação da comissão do concurso TCE AM. Os integrantes nomeados devem definir a quantidade de vagas para seleção. Além de elaborar o projeto básico, que servirá como base para o próximo edital.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ TCE-AM realiza levantamento de cargos para seu próximo concurso

Concurso TCE AM terá vagas para três carreiras

A oferta do concurso para o TCE do Amazonas será para três cargos, conforme confirmado pelo conselheiro Mario de Mello. Um dele é o de auditor técnico de controle externo – auditoria governamental.

A carreira tem como requisito o nível superior em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Geologia, Jornalismo, Medicina, Pedagogia, Psicologia ou Odontologia.

Outro cargo que será contemplado no concurso é o de auditor técnico de controle externo – auditoria de obras públicas. Poderão se candidatar para essas vagas os bacharéis das áreas de conhecimento de Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estrada, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logísticas.

Haverá ainda oportunidades para auditor técnico de controle externo – Ministério Público de Contas, preenchidas por bacharéis em Direito. As remunerações atualizadas não foram informadas.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Mario Mello, já tinha adiantado sua pretensão de realizar o novo concurso TCE-AM em sua gestão, de 2020 a 2021. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, dois dias após sua eleição.

Mello também mencionou as tentativas da gestão anterior do órgão, pela conselheira Yara Lins dos Santos, para abrir o concurso. Mas, de acordo com ele, não houve tempo hábil para concluir os trâmites.

+ Concurso TCE-AM: novo presidente quer divulgar edital em sua gestão

Último concurso TCE-AM foi realizado em 2015

O TCE-AM publicou os editais de seus últimos concursos para servidores em 2015, 2013 e 2012. O primeiro teve oferta de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. A remuneração, na época, era de R$28.947,54.

As demais seleções foram para provimento de chances na área de apoio. Em 2013, o edital trouxe 24 oportunidades para analista técnico de controle externo.

Já em 2012, foram 30 vagas distribuídas entre áreas de Auditoria de Obras Públicas (25) e Tecnologia da Informação (cinco). Os salários foram de R$5.500, mais benefícios.

Os três concursos tiveram a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Os participantes foram avaliados por provas objetivas e discursivas, com as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

TCE-AM - 2020

AM
Não informado
Fund...
Não informado