Concurso TCE AM: conheça os requisitos para o cargo de auditor

Confira quais são os requisitos para participar do concurso TCE AM, com vagas para auditor técnico.

31/01/2020 11:30 | Atualizado: 31/01/2020 15:36

31/01/2020 11:30 | Atualizado: 31/01/2020 15:36

A diretoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas divulgou nesta sexta-feira, dia 31, informações sobre os requisitos para participação no concurso TCE AM 2020. A seleção ofertará vagas para o cargo de auditor técnico, cujo requisito é o nível superior.

Serão contempladas quatro áreas: Auditoria Governamental; Auditoria de Obras Públicas; Tecnologia da Informação e Ministério Público de Contas. Para cada uma das funções, serão exigidos os seguintes requisitos:

  • Auditoria Governamental: para concorrer, o candidato deverá ter nível superior em qualquer área de formação. No entanto, até 20% das vagas poderão ser destinadas para bacharéis em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Saúde, Direito, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Geologia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia;
  • Auditoria de obras públicas: para essa especialidade será aceito o nível Superior em qualquer área de conhecimento da Engenharia e Arquitetura, podendo ser destinado um percentual de 20% para os bacharéis em Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estradas, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logística;
  • Tecnologia da Informação: o requisito será a formação superior em Tecnologia da Informação (TI);
  • Ministério Público de Contas: exigirá o nível superior em Direito. 

Demais requisitos serão disponibilizados no edital de abertura do concurso. Além disso, as exigências estarão de acordo com as premissas estabelecidas na legislação vigente.

TCE-AM (Foto: Divulgação)
Concurso TCE AM terá vagas
para nível superior (Foto: Divulgação)


enlightenedAcesse novidades sobre concursos públicos e materiais exclusivos

Número de vagas do concurso TCE AM dependerá de disponibilidade orçamentária

O número de vagas do concurso TCE AM ainda não foi informado. Atualmente, o cargo conta com 150 cargos vagos. Segundo informações disponibilizadas pelo órgão, o quantitativo levará em conta a disponibilidade orçamentária do tribunal.

“A regra do concurso público é o edital que seguirá a legislação e obedecerá todos os critérios previstos em lei. As leis que regem o TCE-AM já especificam alguns cargos com vagas e atribuições, mas dependemos da disponibilidade orçamentária e o edital do concurso público também levará em conta isso para especificação do número de vagas por cargo”, explicou o conselheiro Mario de Mello, presidente da corte de contas do TCE-AM.

A expectativa da presidência é publicar o edital ainda em 2020 ou, no máximo, até junho do próximo ano. Na última quinta, dia 30, foi anunciada a organizadora do concurso. Será a  Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ficará sob a responsabilidade da FGV receber as inscrições, elaborar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. A próxima etapa é a formação da comissão do concurso TCE AM,  que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar todas as fases da seleção.

+ Concurso TCE AM: presidente anuncia FGV como banca de auditor técnico

Último concurso TCE AM foi realizado há cinco anos

Os últimos concursos TCE AM para servidores foram realizados em 2015, 2013 e 2012. Em 2015 a oferta foi de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. A remuneração, na época, era de R$28.947,54.

As demais seleções ofertaram chances para área de apoio. Em 2013, foram oferecidas 24 oportunidades para analista técnico de controle externo.

Já em 2012, foram 30 vagas distribuídas entre áreas de Auditoria de Obras Públicas (25) e Tecnologia da Informação (cinco). Os salários foram de R$5.500, mais benefícios.

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora dos três concursos. Foram aplicadas provas objetivas e discursivas, com conteúdos de disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

TCE-AM - 2020

AM
Não informado
Fund...
Não informado