Concurso STM: como foi a prova de técnico neste domingo (4)

O concurso STM que seleciona para funções de técnico e analista aplicou provas neste domingo (4). Confira como foram e quando saem os gabaritos.

04/03/2018 16:44 | Atualizado: 04/03/2018 16:59

04/03/2018 16:44 | Atualizado: 04/03/2018 16:59
Rio de Janeiro, 4 de março. Foi neste domingo que os candidatos ao concuso STM realizaram a primeira etapa da seleção: as provas objetivas. Como já esperado, o maior número de candidatos foi para o cargo de técnico e a reportagem da FOLHA DIRIGIDA esteve presente em um dos locais de prova, na cidade do Rio de Janeiro, para acompanhar a saída do exame, dos inscritos na carreira de técnico administrativo.
 
Marcadas para às 15h, os candidatos ao cargo de técnico tiveram o total de três horas e 30 minutos para responderem a prova com 120 questões, divididas entre 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos. Foi por volta das 16h20 que os primeiros começaram a sair do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), local onde foi aplicada na cidade do Rio.
 
Entres os primeiros, estava Danielle Barreto, 28 anos. Para a candidata a prova estava dentro do esperado e ela acredita que foi relativamente bem. "Gosto do padrão Cespe", disse Danielle que já é empregada pública, porém com o regime de contratação celetista e agora busca a tão sonhada estabilidade. 
 
"O que me atraiu no concurso STM foi a estabilidade, o salário e também a proximidade da sede do STM aqui no Rio do meu local de residência", contou.
 
A candidata, que já participou de outras seleções, comentou: "concurso é experiência, quanto mais melhor. Também vou fazer o concurso TRT-RJ ", disse Danielle, mencionando que se prepara também para este concurso, que deve aplicar provas em maio, assim como adiantou a FOLHA DIRIGIDA, cuja a candidata acompanha. 

Estabilidade é o que moveu candidatos ao concurso STM

A estabilidade também foi um dos fatores que levaram o candidato Daniel Araújo, 45 anos, a se inscreverem no concurso STM. Para ele, a prova foi tranquila para quem estudou o material específico indicado no edital. "A prova cobrou o conteúdo progamático. O que me atraiu, além da estabilidade, foi o salário", disse. 
 
O candidato Igor Guerra, 24 anos, comentou sobre os conteúdos gerais e específicos. Para ele, a parte de conhecimentos gerais não estava muito complicada, enquanto a parte de Lei Orçamentária estava mais pesada. "Achei que a prova poderia estar mais rica na parte de Direito Constitucional. Também pretendo fazer outros concursos de tribunais, já estou estudando para  TRT do Rio",disse.
 
Para a candidata Chaiana Lima, 27, por a prova ser no padrão cespe de certo e errado é bem mais tranquila de ler, mais objetiva. "Acredito que ate por isso muitos candidatos saem com pouco tempo de prova. Achei que estava dentro do conteúdo programático, com bastante legislação, mas tudo dentro do conteúdo", explicou.
 
Segundo Chaiana, por o conteúdo legislativo ser mais pesado, ter varias interpretações e qualquer palavra poder mudar uma resposta, esta parte é a mais complicada, porém não achou difícil. "A estabilidade que a gente precisa tanto nesse momento de crise foi o que me motivou ao concurso e motiva muita gente. Também pela área militar que me interessa bastante", contou.

Gabaritos devem ser divulgados em 6 de março

Os gabaritos oficiais  preliminares  das  provas  objetivas  serão  divulgados na próxima terça-feira, dia 6 de março, no site do Cespe, a partir das 19h (horário de Brasília).
 
Com locais de prova distribuídos por todas as capitais brasileiras, além das cidades de Juiz de Fora, Bagé e Santa Maria, o concurso do Tribunal Superior Militar atraiu milhares de inscritos.
 
De acordo com o organizador, Cespe, no total foram recebidas 87.811 inscrições, sendo 55.075 para técnico e 32.736 para analista.Os candidatos a analista realizaram as provas no turno da manhã, enquanto a avaliação para técnico foi aplicada no turno da tarde. 
 
Os candidatos ao cargo de analista tiveram quatro horas e 30 minutos para responderem a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Específicos, além da parte discursiva.
 
Fez a prova? Conta pra gente nos comentários o que achou do concurso STM!
 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

STM - 2017 - técnico e analista

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...