Concurso STM: como fazer revisão nos últimos dias

As provas do concurso STM serão aplicadas no dia 4 de março. Confira dicas e orientações finais da coach Deborah Cal para fazer uma boa revisão.

02/03/2018 13:30 | Atualizado: 02/03/2018 13:38

02/03/2018 13:30 | Atualizado: 02/03/2018 13:38
Apenas dois dias separam os inscritos no concurso STM do momento mais decisivo: a aplicação das provas. Os exames serão realizados no domingo, 4, em todas as capitais do país, além de três outras cidades. Para ajudar nessa reta final, confira dicas essenciais para que você aumente as suas chances de um bom resultado.
 
Esses últimos momentos pré-prova será de muito foco e dedicação. Para ajudar, conversamos com a especialista Deborah Cal, advogada e coach para concursos. A responsável pelo blog "Concurseira Dedicada". Ela listou oito tópicos para uma boa revisão. Confira e coloque em prática o quanto antes!
 
estudos para concurso
Dicas de revisão para o STM
(Foto: Divulgação)

#1 Faça muitas questões e revisão

A primeira dica da coach para os concurseiros é focar em fazer muitas questões e revisão. Segundo Deborah, os últimos dias que antecedem a prova devem ser reservados para recapitular os assuntos que foram estudados. E a melhor forma é praticar com muitos exercícios.
 
 
Ela explica que dessa forma é possível identificar se ficou algum conteúdo sem ser visto ou possíveis erros. A especialista comenta que, de preferência, os candidatos devem focar nos assuntos mais cobrados pela banca ou aqueles que apresentaram mais dificuldades.

#2 Monte um cronograma para a reta final

Embora o tempo esteja curto, elabore um cronograma para organizar o seu tempo com relação aos estudos nesses últimos dias. Estabeleça prioridades e divida os dias com os horários disponíves, de acordo com as matérias que ainda faltam revisar. Aponte também quando será revisão e em que momento terá resolução de questão.
 
"Defina o horário exato de início e fim de cada atividade. Ex: Questões Administrativo – 13h às 15h. Revisão Constitucional – 15h às 16h. Ter esse planejamento te ajudará a manter a calma sabendo que cada matéria tem seu dia e momento próprio para questões e revisões, e evitará que você fique tentado a mudar de matéria a todo momento por pura ansiedade." 

#3 Foque nos temas mais importantes

Deborah explica que é importante nesses últimos momentos focar em temas mais importantes. Esse não é o momento de estudar temas novos e nem focar em assuntos que quase não são abordados nas provas, que só "cumprem tabela" no programa. É importante observar o histórico de temas das últimas provas.

#4 Não estude mais do que seu corpo aguenta

Para a especialista, os concurseiros não podem negligenciar o limite do que o corpo aguenta durante os estudos. Deborah conta que um dos maiores erros dos candidatos é não focar na qualidade e visar a quantidade.
 
 
"Muitos concurseiros ficam com a sensação de que por ser a última semana devem dar o seu máximo. Ocorre que, muitas vezes, o máximo estipulado extrapola e muito a quantidade de horas que realmente consegue estudar com qualidade, prejudicando assim os dias seguintes de estudo e até mesmo passam muito tempo com a falsa sensação de assimilação da matéria."

#5 Mantenha uma boa quantidade de sono

Esse é outro fator que os candidatos costumam negligenciar. É preciso que os participantes controlem as horas de sono. Segundo Deborah, quem vai fazer a prova não deve cair na tentação de querer dormir pouco para conseguir estudar tudo até a prova. Manter uma boa qualidade de sono é essencial.
 
"É no momento do sono que o cérebro faz o processamento e armazenamento de informações. Então se você não dorme, reduz drasticamente a quantidade de horas de sono para estudar, mas corre grande risco de não armazenar muito do conhecimento adquirido no dia. Além disso, com o passar dos dias o cansaço se acumulará e poderá prejudicar a sua concentração e rendimento no dia da prova."

#6 Estude com moderação no dia anterior

O dia anterior da prova é um momento importante para os candidatos. Na véspera, é preciso ter cautela e não extrapolar. Essa dica vale tanto para o lazer e compromissos externos ao concurso, como também para o estudo. Deborah comenta sobre moderação, um fator fundamental.
 
 
"Caso você goste de participar de revisões de véspera ou fazer sua própria revisão, não abuse! Dê ao seu corpo o descanso necessário para que o dia seguinte, o dia da prova, você esteja em plenas condições físicas e descansado."

#7 Mantenha a calma

A coach de concursos explica que alguns concurseiros têm a tendência de começar a se desesperar nesses momentos. Isso costuma acontecer quando o candidato se depara com um novo conhecimento, e acha que não vai conseguir assimilar a tempo da prova.
 
"Perceba que esse é o momento de você aprender aquele conteúdo. Aproveite a oportunidade e fique atento! Até o minuto final, antes de iniciar a prova é possível assimilar algum conteúdo que te ajudará a acertar mais uma questão."

#8 Invista em exercícios de respiração

Algo muito comum entre os concurseiros é a ansiedade. Ela costuma prejudicar quando não controlada. Para a Deborah, isso pode acabar arruinando a revisão dos últimos dias, ou até mesmo o tão esperado momento da prova. Isso gera, segundo Deborah, pois ocasiona falta de atenção e concentração.
 
"Durante toda semana de reta final dedique de 2 a 5 minutos para exercícios de respiração. Simplesmente feche os olhos, inspire e expire lentamente. Não tente controlar os seus pensamentos. Caso perceba que sua mente está muito agitada o ideal é que envie os comandos mentais de inspirar e expirar."
 
 
O candidato deve entender que quanto mais ansioso e desconcentrado será ainda mais desafiador. No entanto, não é motivo para desistir. Para a especialista, é justamente neste momento, que a mente precisa ser acalmada.
 
"Conforme os minutos forem passando você perceberá que vai ficar mais fácil. Mas atenção, faça deste exercício um hábito, só assim você lembrará de fazer uso deste artifício no dia da prova para reduzir a ansiedade e aumentar a concentração."

Intensifique os estudos na reta final do concurso STM

Se você é um dos milhares de inscritos no concurso do Superior Tribunal Militar intensifique a sua preparação nesses dois dias finais. Foque em revisão e resolver muitas questões para ficar ainda mais íntimo da banca e do estilo de prova. Confira materiais e dicas especiais.

Quer visualizar agora esse conteúdo?

Então não perca tempo e cadastre-se agora! Você terá acesso a conteúdos exclusivos para cadastrados.

OU

Já possui uma conta?

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

STM - 2017 - técnico e analista

Nacional
Não informado
Fund...
Não informado

Carregando...