Após autorização do concurso, SLU prevê oferta de 100 vagas

Em resposta à Folha Dirigida, Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal informa que o concurso SLU deve ter oferta de 100 vagas. Veja!

29/03/2021 12:13 | Atualizado: 08/07/2021 11:57

29/03/2021 12:13 | Atualizado: 08/07/2021 11:57

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) prepara novo concurso público. Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a autarquia informou à Folha Dirigida que a oferta deve ser de 100 vagas para nível médio.

“O concurso prevê 100 vagas, mas ainda não tem data para a publicação do edital”, informou o SLU, em nota. A tendência é que as oportunidades sejam para técnicos de resíduos sólidos, com exigência de ensino médio completo.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Distrito Federal para 2021, sancionada em setembro do ano passado, já traz a previsão do concurso SLU com 100 vagas para nível médio. No último dia 8 de março, o secretário de Economia do DF, André Clemente, autorizou a realização de novo concurso para SLU.

A publicação do edital, porém, ainda depende de manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas da Economia.

De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana do DF, “o processo encontra-se em análise na Secretaria de Economia para autorização da realização”.

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
SLU prevê novo concurso com 100 vagas para nível médio
(Foto: Divulgação)

As chances disponíveis no concurso deverão ser mediante a existência de cargos vagos que justifiquem as reposições. Uma vez que o Distrito Federal está submetido à Lei Complementar 173/2020, que restringe o ingresso somente para preenchimento de vacâncias.

Não é permitido, por exemplo, abrir concursos para novos cargos porque representaria aumento das despesas para o DF. Também é preciso que os provimentos estejam adequados à Lei Orçamentária Anual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Com a autorização para o novo concurso, o próximo passo será o processo de contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida, por meio de licitação, para receber as inscrições e operacionalizar as etapas da seleção, como provas objetivas.

Concurso SLU estava em pauta pelo governo desde 2020

O aval oficial do governo era um entrave para o início dos preparativos do concurso SLU. Em agosto, a Assessoria de Imprensa do Serviço de Limpeza Urbana informou que o concurso estava em pauta pelo governo.

No entanto, dependia da autorização oficial para dar o primeiro passo até a divulgação do edital. A autarquia ainda terá que desenvolver o termo de referência da seleção para contratar a banca organizadora.

O número de vagas disponíveis assim como a data das avaliações ainda depende de levantamento do SLU.

Resumo concurso SLU DF

  • Órgão: Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
  • Vagas: 100
  • Requisito: nível médio
  • Salário: R$4.480
  • Status: previsto

Com o início dos trâmites para o novo concurso, os interessados em ingressar na SLU devem iniciar os estudos. Não espere a publicação do edital para começar sua preparação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

Cargos para ingresso na SLU passam por alteração

Em novembro de 2020, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou a lei 6.720, que reestrutura a carreira dos servidores do SLU. A partir disso, os funcionários da empresa foram divididos em três cargos: gestor, analista e técnico.

A carreira de analista de gestão de resíduos sólidos passou a se chamar gestor de resíduos sólidos. O requisito de nível superior foi mantido.

Por sua vez, o posto de assistente virou analista de resíduos sólidos. Nesse caso, a exigência para ingresso passou do nível médio para o nível superior.

Enquanto os agentes do SLU foram denominados técnicos de resíduos sólidos. A escolaridade foi do nível básico para nível médio.

Conforme a Assessoria de Imprensa do SLU, mesmo com a reestruturação da carreira, as vagas de nível médio no novo concurso estão mantidas. Entretanto, agora, para o cargo de técnico.

O setor ainda explicou à reportagem que a reestruturação trouxe mais vagas para técnico. A lei determina o total de 135 postos para gestor, 279 para analista e 968 para técnico de resíduos sólidos.

Ainda não há informação do número de postos ocupados e vagos para preenchimento pelo concurso.

Concurso SLU DF: último edital teve oferta de 150 vagas

O edital do último concurso SLU foi publicado em 2019. Foram disponibilizadas 150 vagas para analista de gestão de resíduos sólidos, de nível superior. Desse quantitativo, 50 foram para contratação imediata e 100 para cadastro de reserva.

Em março do ano passado, o Serviço de Limpeza Urbana optou por anular o concurso para a especialidade Direito e Legislação. Foi aberto, inclusive, o prazo para devolução da taxa de inscrição.

Para as demais áreas, o concurso foi mantido. Os candidatos foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões.

O exame teve 50 perguntas de Conhecimentos Básicos - sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Legislação - e 70 de Conhecimentos Específicos, conforme o programa do edital.

O salário inicial dos aprovados, na época, foi de R$5.070 para jornada de trabalho de 30 horas por semana. Todos foram contratados pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, que garante estabilidade, após o estágio probatório.

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...