Saúde-CE anuncia novo concurso com cerca de 7 mil vagas em 2020
A Secretaria de Saúde do Ceará confirma a intenção de realizar novo concurso com cerca de 7 mil vagas efetivas em 2020
20/12/2019 14:12 | Atualizado: 20/12/2019 17:21
20/12/2019 14:12 | Atualizado: 20/12/2019 17:21

A Secretaria de Estado de Saúde do Ceará (Sesa-CE) deve abrir um novo concurso com cerca de 7 mil vagas em 2020. A Assessoria de Imprensa da pasta confirmou à FOLHA DIRIGIDA nesta sexta-feira, 20, que os preparativos já foram iniciados.

Em entrevista ao jornal O Povo, o secretário de Saúde, Carlos Roberto Sobrinho (Dr. Cabeto) adiantou que o edital pode ser publicado no primeiro semestre. Isso vai depender dos estudos de redimensionamento do quadro de pessoal que estão em andamento nas unidades do Estado.

O objetivo do concurso Saúde-CE, segundo o secretário, é modernizar a força de trabalho dentro dos hospitais estaduais, com acesso a um plano de carreiras. O que será benéfico à população que terá um corpo clínico fixo para atendê-la.

Hoje, parte dos profissionais são terceirizados ou contratados por cooperativas. De acordo com a Secretaria de Saúde, o redimensionamento da rede tem previsão para março de 2020.

Saúde-CE prepara novo concurso com 7 mil vagas para 2020
(Foto: Divulgação/MEC)

 

Os cargos e áreas que serão contemplados no concurso não foram informados pela Assessoria de Imprensa da pasta. Assim como um prazo para publicação do edital. A secretaria resumiu a dizer que a seleção está prevista para 2020 e que a medotologia está em definição.

O governador do Ceará, Camilo Santana, chegou a anunciar, no final de 2018, um novo concurso para área da Saúde. Durante uma transmissão ao vivo em uma rede social, ele confirmou a publicação do edital durante seu segundo mandato, sem dar maiores detalhes.

“O Ceará é um dos poucos estados do Brasil que realizou concursos públicos em meio a essa crise”, destacou Santana.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
Orçamento de 2020 no Ceará prevê mais de 15 concursos públicos

Último concurso Saúde-CE foi realizado em 2006

A Secretaria de Estado de Saúde do Ceará não realiza novos concursos para ingresso de efetivos há 13 anos. O último edital foi publicado no final de 2006 com oferta de 2.937 vagas. Desse total, 1.851 eram para nível médio e 1.086 para nível superior .

Os interessados puderam se inscrever aos cargos de auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, auxiliar de patologia clínica, citotécnico, técnico de enfermagem, técnico de laboratório de análise clínica. Para concorrer foi necessário ter o ensino médio completo, com curso técnico em casos específicos.  

No nível superior, as chances foram para assistente social, biólogo, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Na época, as remunerações eram de R$582,99 para jornada de trabalho de 20 horas por semana. Tais valores devem ser atualizados para o ano de 2020, conforme todos os reajustes vigentes.

Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, compostas de 50 a 60 questões. Apenas os participantes as carreiras de nível superior também passaram por prova de títulos, classificatória.

Os concursos Saúde-CE tiveram validade de dois anos, sendo prorrogados por mais dois. Durante esse período, a secretaria pôde chamar aprovados (nas vagas imediatas e em cadastro de reserva) para suprir as carências de servidores por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...