Concurso Saúde RS tem edital previsto para sair até junho
O Governo do Rio Grande do Sul já prevê um cronograma para a realização do concurso Saúde RS. Veja!
11/02/2021 10:30 | Atualizado: 11/02/2021 11:20Por: Letícia Santos
11/02/2021 10:30 | Atualizado: 11/02/2021 11:20 - Por: Letícia Santos

O concurso Saúde RS está no rol de seleções anunciadas pelo Governo do Rio Grande do Sul no início deste ano. E a publicação do edital pode acontecer antes do que se imagina.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo, a publicação do edital do concurso Saúde RS está prevista para o primeiro semestre de 2021. Ou seja, até o dia 30 de junho.

A secretaria ainda informou outros detalhes das etapas de seleção. A previsão é de que as provas do concurso sejam realizadas no segundo semestre do ano. Já a convocação dos aprovados deve ficar para 2022.

"O governo projeta ter os aprovados aptos para chamamento no primeiro semestre de 2022. Esse processo depende da demanda e da disponibilidade de recursos diante do equilíbrio fiscal do RS", explicou a secretaria.

Lembrando que o concurso ainda não tem comissão formada, nem organizadora definida. Apenas depois de concluídas essas etapas, o edital do concurso poderá ser publicado.

O Governo do Rio Grande do Sul já divulgou o quantitativo de vagas que serão oferecidas na seleção. O concurso Saúde RS contará com 948 oportunidades

Desse total, 750 serão destinadas ao cargo de especialista em Saúde e as outras 198 serão para técnicos. As especialidades contempladas em cada uma das carreiras, no entanto, ainda não estão definidas.

Saúde
Especialidades que serão oferecidas no concurso ainda devem ser
confirmadas (Foto: Divulgação)

Novo concurso Saúde RS pode oferecer vagas semelhantes a da seleção anterior

A expectativa é de que a oferta seja parecida com a do último concurso, realizado em 2014. Naquele ano, foram oferecidas 1,5 mil vagas, para cargos de níveis médio, técnico e superior.  As oportunidades para o nível médio eram para a função de assistente em Saúde.

No nível técnico foram oferecidas vagas para profissionais com formação técnica em em Edificação, Enfermagem, Informática, Radiologia e Vigilância em Saúde.

Para o nível superior a oferta era para as carreiras de administrador, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assessor jurídico, assistente social, analista em Políticas Públicas, bibliotecário, biólogo, contador, economista, enfermeiro e engenheiro (agrônomo, civil, de Alimentos, elétrico, com especialização em Saúde do Trabalhador, de Materiais, mecânico e químico).

Ainda foram oferecidas chances de estatístico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista e médico (auditor, cardiologista,
cirurgião, clínico geral, dermatologista, do Trabalho, endocrinologista, epidemiologista, gastroenterologista, geriatra, ginecologista e obstetra, hemoterapeuta, infectologista, intensivista, mastologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista, oncologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, regulador, reumatologista, sanitarista, traumato-ortopedista).

E ainda: veterinário, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, químico, recreacionista, relações públicas, sanitarista, sociólogo e terapeuta ocupacional.

Relembre detalhes do último concurso Saúde RS

A seleção foi organizada pela Fundação Fundatec. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

O conteúdo da avaliação variou de acordo com o cargo. Para o nível médio, a prova foi composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Informática (10), Raciocínio Lógico (10) e Legislação (30).

Para os níveis técnico e superior foram cobrados itens de Língua Portuguesa (10), Informática (cinco), Raciocínio Lógico (cinco), Legislação (30) e Conhecimentos Específicos (20). 

O concurso teve validade de dois anos, contados a partir da data de homologação. O prazo ainda foi prorrogado por mais dois anos. Mesmo prazo de validade que o próximo concurso terá.

Resumo do concurso SES RS

  • Órgão: Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
  • Nº de vagas: 948, sendo 750 serão para especialistas em Saúde e 198 para técnicos
  • Cargos: especialistas em Saúde e  técnicos
  • Requisito: níveis médio, técnico e superior

Governo do RS precisa realizar novo concurso para suprir vacâncias na Saúde

O novo concurso Saúde RS será importante para o preenchimento das vagas em aberto no órgão atualmente. De acordo com dados divulgados pelo próprio governo, nos últimos cinco anos a Secretaria de Saúde do Estado teve 774 cargos vagos, decorrentes de aposentadorias, falecimentos e exonerações.

Além disso, há 295 pedidos de aposentadorias aguardando deferimento e publicação, de modo que, em breve, a secretaria contará com 1.069 cargos vagos. Esses deverão ser repostos por meio da realização de concurso público.

Se as vagas em aberto não forem preenchidas, poderá haver comprometimento do desenvolvimento regular das atribuições da secretaria. A SES também tem, atualmente, 143 cargos em contratação emergencial, que terão seu prazo de validade esgotado ainda em 2021.

Botão com link para Folha Cursos

Governo do RS ainda realizará concurso para diversos outros órgãos

Além do concurso para Saúde, o Governo do Rio Grande do sul divulgou vagas para diversos outros órgãos. Ao todo, foram anunciadas 3.429 vagas para concursos públicos em diferentes áreas, além de 259 nomeações.

De acordo com a publicação do governo, também serão autorizadas oportunidades para os seguintes cargos:

  • Secretaria de Educação: 1,5 mil vagas;
  • Procuradoria Geral do Estado (PGE): 19 vagas;
  • Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa): 16 vagas;
  • Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Iprev): 72 vagas;
  • Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde): 98 vagas;
  • Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa): 10 vagas;
  • Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG): 676 vagas;

Já as nomeações serão para a Secretaria de Fazenda do Estado, que receberá 220 novos servidores e para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com 39 nomeações.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Carregando...