A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul definiu a banca organizadora do seu próximo concurso Saúde RS. Conforme dispensa de licitação publicada nesta sexta-feira, 24, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurg RS) ficará responsável pela seleção.
O documento confirma que o concurso terá vagas para as carreiras de cargo de técnico em saúde, de nível médio técnico, e com taxa de R$33,72, e especialista em saúde, de nível superior, e taxa de R$53,04.
Com a banca definida, o próximo passo será a assinatura do contrato entre as partes. Após essa etapa, o edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra ainda este ano.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul, as provas do concurso Saúde RS podem ser realizadas aindaeste ano. Já a convocação dos aprovados deve ficar para 2022.
O concurso Saúde RS tem 948 vagas previstas. O aval foi dado em janeiro deste ano, quando o governador Eduardo Leite e secretários estaduais anunciaram uma série de medidas, incluindo 3.429 oportunidades em seleções públicas.
Desse total, 948 são para a Secretaria de Saúde, sendo 750 para o cargo de especialista e 198 para técnicos. As áreas ainda não foram divulgadas.
A realização do concurso Saúde RS é uma necessidade. Segundo dados divulgados pelo governo, nos últimos cinco anos, a pasta chegou a 774 cargos vagos.
A Secretaria de Saúde ainda conta com 295 pedidos de aposentadorias aguardando deferimento e publicação. Desta forma, em breve, a pasta contará com 1.069 cargos vagos.
Segundo informou o Governo do Estado, durante o anúncio do concurso, se as vagas em aberto não forem preenchidas, poderá haver comprometimento do desenvolvimento regular das atribuições da secretaria.
A SES também tem, atualmente, 143 cargos em contratação emergencial, cujo prazo de validade encerra ainda em 2021.
Ainda não foram confirmadas as especialidades que serão contempladas em cada uma das carreiras confirmadas para o próximo concurso Saúde RS. No entanto, a expectativa é de que o edital seja semelhante ao da seleção anterior, que ocorreu em 2014.
Na época, foram abertas 1,5 mil vagas em cargos dos níveis médio, técnico e superior. As oportunidades de nível médio foram para a carreira de assistente em saúde.
No nível médio técnico, foram oferecidas vagas para os cargos de técnico em edificação, enfermagem, informática, radiologia e vigilância em saúde.
Por fim, no nível superior foram contempladas as carreira de fisioterapeuta, médico (diversas especialidades), odontólogo, psicólogo e diversas outras funções das áreas da Saúde e Administrativa.
A seleção foi organizada pela Fundatec. Todos os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva. Dependendo do cargo, foram cobradas disciplinas de:
O concurso teve validade de dois anos, mas ainda foi prorrogado por mais dois anos. Segundo o governo, a última chamada foi feita em 2018.