Saiu o edital do novo concurso Polícia Penal AL. Ao todo, são oferecidas 300 vagas imediatas para a carreira de policial penal (antigo agente penitenciário). Os ganhos iniciais são de R$3.800.
Do total de vagas, 90 são destinadas a candidatas do sexo feminino, enquanto 210 são para candidatos do sexo masculino. Para concorrer, é preciso ter o nível superior completo em qualquer área.
A lotação inicial dos aprovados ocorrerá nas seguintes unidades prisionais do Estado de Alagoas:
Os aprovados atuarão com jornada de 40 horas e serão contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidades aos servidores públicos.
Confira o edital do concurso Polícia Penal AL
Os interessados no concurso Polícia Penal AL podem se inscrever a partir das 10h do dia 28 de maio, no site do Cebraspe, organizador . Os cadastros serão aceitos até as 18h do dia 2 de julho. Para participar da seleção, é preciso pagar uma taxa de R$95, até o dia 6 de julho.
Candidatos desempregados, com renda per capita da família igual ou inferior a meio salário mínimo nacional, doadores voluntários de sangue e trabalhadores que ganham até um salário mínimo por mês podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.
Os pedidos serão aceitos, por meio do site do Cebrasp , a partir das 10h do dia 28 de maio até as 18h do dia 11 de junho. O resultado preliminar dessa etapa será divulgado no dia 21 de junho.
Os candidatos do concurso Polícia Penal AL serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: provas objetivas; Teste de Aptidão Física (TAF); avaliação médica das condições de saúde física e mental; comprovação documental; e investigação social.
As provas objetivas serão realizadas no dia 22 de agosto, em horário e locais a serem divulgados no dia 11 do mesmo mês. As avaliações ocorrerão nas cidades de Arapiraca e Maceió, em Alagoas.
A prova contará com 120 questões, sendo elas de:
Conhecimentos Gerais (30 questões)
Conhecimentos Complementares (30)
Conhecimentos Específicos (60)
Para ser aprovado será preciso obter nota igual ou superior a seis em Conhecimentos Gerais, a nove em Conhecimentos Complementares, a 18 na parte Específica e a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Além disso, só serão convocados para o TAF os candidatos aprovados e classificados, na objetiva, até a 252ª posição para o sexo masculino e até a 108ª posição para o sexo feminino. A convocação para o exame está prevista para o dia 17 de setembro.
O TAF e as demais etapas do concurso serão realizadas na cidade de Maceió AL. O exame contará com exercícios de:
Assim como o TAF, as datas e horários das demais etapas serão divulgados em editais a serem publicados pela banca. Após a publicação do resultado final, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.