Concurso Sejusp MG: edital para socioeducativos está em fase final

Edital do concurso Sejusp MG para agentes socioeducativos está em análise final pelo governo. Veja todos os detalhes!

05/07/2021 16:01 | Atualizado: 07/07/2021 11:02

05/07/2021 16:01 | Atualizado: 07/07/2021 11:02

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) está na etapa final para abertura de novo concurso para agentes socioeducativos. O número de vagas está em análise pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).

Quando esse levantamento for concluído, o edital poderá ser publicado. As informações foram passadas pelo secretário de Segurança do Estado, Rogério Greco, e pelo subsecretário de Inteligência e Integração, Christian Vianna de Azevedo, em transmissão ao vivo no domingo, 4 .

“O concurso para agente socioeducativo está em análise final pela Suase quanto ao número de vagas. Tão logo essa análise seja concluída, o edital sai. Está muito próximo de sair. Ele está praticamente todo pronto”, disse Christian Vianna.

Inicialmente, foram anunciadas 270 vagas para carreira de agente socioeducativo de Minas Gerais. Porém, após essa análise da Secretaria, o quantitativo de oportunidades poderá ser modificado.

Para se candidatar é preciso ter o ensino médio completo. As remunerações iniciais do cargo são de R$4.098,45. O nome da banca organizadora do concurso Sejusp MG para agente socioeducativo, no entanto, ainda não foi informado.  

Agentes de segurança de Minas Gerais
Concurso Sejusp MG terá vagas para agentes socioeducativos 
(Foto: Divulgação)

Na última seleção para ingresso no cargo, realizada em 2013, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o organizador. Na época, foram disponibilizadas 820 vagas, com reserva para pessoas com deficiência.

Os candidatos foram avaliados por Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação; Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos; Exame Psicológico; Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; Exames Médicos; Curso de Formação Técnico-Profissional.

A tendência é que essa estrutura seja mantida. Dessa forma, os interessados já têm um norte para os estudos.

Ao todo, a Sejusp MG tem três concursos previstos para 2021. O primeiro para auxiliar educacional já teve edital publicado. As demais seleções serão abertas para agente socioeducativo e para Polícia Penal do Estado.

Concurso Polícia Penal MG com 2 mil vagas terá edital em agosto

O concurso para Polícia Penal MG terá oferta de 2.420 vagas, sendo 1.944 para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.

Todas as oportunidades serão para carreira de policial penal (antigo agente penitenciário), que tem como pré-requisitos o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Os ganhos são de R$4.631,25, em início de carreira, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.

O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho.

O edital deve ser publicado na primeira semana de agosto. O prazo foi passado no domingo, 4, pelo subsecretário de Inteligência e Integração da Sejusp MG, Christian Vianna de Azevedo.

Segundo ele, a primeira etapa do concurso, composta por prova objetiva e redação, deverá ser realizada entre o fim de setembro e início de outubro. A previsão é que o concurso seja concluído apenas em 2022.

Outro ponto confirmado é que o concurso Polícia Penal MG será estadual, isto é, as vagas não serão definidas por localidade.

“O concurso é no âmbito do estado. Porém, as provas serão feitas em 16 cidades”, informou o subsecretário de Inteligência e Integração.

Os candidatos serão avaliados por cinco etapas de seleção, sendo elas: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).

Os aprovados ainda serão submetidos a um curso de formação.

Comece seus estudos para o concurso Polícia Penal MG 2021

Com o avanço nos preparativos do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve intensificar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Estude para o concurso Polícia Penal MG com a Folha Cursos!

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...