Concurso Sefaz PR para agente fazendário tem nova comissão

Uma nova comissão organizadora foi formada para dar continuidade aos trabalhos do concurso Sefaz PR, com vagas para agente fazendário.

11/08/2021 09:30 | Atualizado: 13/08/2021 11:26

11/08/2021 09:30 | Atualizado: 13/08/2021 11:26

concurso Sefaz PR conta com uma nova comissão organizadora. A equipe foi designada por meio de uma resolução publicada na última segunda-feira, 9, e assinada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Junior.

Conforme o documento, a comissão deverá dar andamento aos trabalhos já realizados pela equipe anterior, que foi nomeada em 2019. 

A comissão atual, no entanto, traz apenas o cargo de agente fazendário como objeto de estudo, ficando de fora assim o auditor fiscal. A carreira tem o superior como requisito. Os vencimentos atuais ainda não foram revelados.

A comissão formada terá diversas atribuições, entre elas o estudo da necessidade de pessoal, número de vagas a ser oferecido, oportunidades para cadastro reserva e escolha da banca organizadora. 

Os futuros agentes serão responsáveis exclusivamente pelo desempenho de atividades relacionadas à administração contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado, incluindo as entidades da Administração Indireta.

Desta forma, o regulamento do concurso deverá prever duas provas distintas, sendo uma específica para a área de Contabilidade.

O documento ainda deverá conter as fases do concurso, que incluem: inscrição preliminar; prova objetiva; prova subjetiva; inscrição definitiva; e prova de títulos.

O concurso Sefaz PR está previsto para o próximo ano. A informação foi passada pelo secretário da Fazenda do Paraná, no primeiro semestre deste ano. 

Prepare-se para concursos da área Fiscal com Folha Cursos

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Em 2020, mais de 800 cargos estavam vagos na Sefaz PR

Em 2020, a Secretaria da Fazenda do Paraná já contava com, pelo menos, mais de 800 vacâncias.

Somente para o cargo de auditor fiscal eram mais de 700 cargos vagos. Por sua vez, o quadro de agente fazendário contava com mais de 100 cargos vagos

Em abril deste ano, Renê Garcia Junior, voltou a falar sobre o concurso Sefaz PR. Em conversa com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep), o titular da pasta disse que um dos principais problemas da pasta era a falta de pessoal.

"A Secretaria da Fazenda do Paraná, a exemplo de outras no Brasil, apresenta uma deficiência enorme de pessoal. As pessoas foram envelhecendo, saindo e não foram substituídas. Há uma perda de quadros profissionais, de gente qualificada e a memória vai se perdendo", afirma.

Sobre o preenchimento de vagas na Receita Estadual e na Secretaria da Fazenda, o secretário voltou a afirmar que o concurso Sefaz PR está previsto para 2022.

"(Cerca de) 45% dos profissionais, seja auditor ou analista fazendário, podem se aposentar. Então, nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso. Ainda não sabemos o montante, se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então um concurso que entrem em partes", explicou o secretário.

Novo concurso Sefaz PR é aguardado (Foto: AEN-PR)
Concurso Sefaz PR está previsto para 2022
​​​​​​(Foto: AEN PR)

Saiba tudo sobre a seleção

  • Órgão: Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual (Sefaz PR)
  • Banca: a definir
  • Cargos: em estudo
  • Vagas: em estudo
  • Requisito: nível superior
  • Remuneração: a definir
  • Status: comissão estuda número de vagas e cargos
  • Previsão de edital: em 2022

Último edital completa nove anos

O último concurso para a pasta ocorreu em 2012, completando nove anos em 2021. Na época, foram oferecidas 100 vagas para a carreira de auditor-fiscal.

A seleção ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

Para concorrer, era necessário ter o nível superior completo em qualquer área. Em 2012, os ganhos iniciais eram de R$11.046,64, para uma jornada de 40 horas.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, que ocorreram nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná.

As provas objetivas foram divididas em duas, sendo uma com 70 e outra com 90 questões. Já as disciplinas foram distribuídas pelas áreas de:

  • Tecnologia da Informação

50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa;

  • Conhecimentos Gerais

20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica;

  • Direito

40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná; e

  • Contabilidade e Auditoria

50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas.

Para ser aprovado era preciso obter, pelo menos, 50% de acertos do total das questões (80), além de, no mínimo, 30% de acertos nas perguntas de cada área (Tecnologia da Informação, Conhecimentos Gerais, Direito e Contabilidade e Auditoria).

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...