Concurso Sefaz PR: agente fazendário tem mais de 100 cargos vagos

Com concurso Sefaz PR previsto, Secretaria conta com mais de 100 cargos vagos somente na carreira de agente fazendário, de nível superior.

03/09/2020 16:20 | Atualizado: 03/09/2020 16:21

Por: Juliana Goes

03/09/2020 16:20 | Atualizado: 03/09/2020 16:21 - Por: Juliana Goes

concurso Sefaz PR segue em estudo. Até o momento, a Secretaria de Fazenda do Paraná não confirmou quantas vagas serão abertas. Mas, se depender do número de cargos vagos, muitas oportunidades podem ser oferecidas no próximo edital.

Em agosto deste ano, Folha Dirigida confirmou que mais de 700 cargos estão vagos, no quadro de auditor fiscal da receita estadual do Paraná.

Agora, também em resposta à equipe da Folha Dirigida, a Ouvidoria da Secretaria de Fazenda afirmou que também há mais de 100 cargos vagos na carreira de agente fazendário, de nível superior.

De acordo com a pasta, o cargo de agente conta com 377 cargos na classe C, 445 na classe B e 193 na classe A.

"Ocorre que os cargos de agente fazendário C e B foram declarados extintos ao vagar, conforme o disposto no art. 10 da Lei nº 20199/2020", disse a pasta.

Desta forma, apenas a classe A pode ser considerada. Segundo a Secretaria, no momento, há 75 cargos ocupados neste nível da carreira. Sendo assim, restam 118 cargos vagos.

Além do agente fazendário, a Secretaria ainda possui a carreira de auditor fiscal, também de nível superior. Para este posto, no entanto, há 720 cargos vagos.

Estas vacâncias são um indicativo do número de vagas que um órgão necessita. Com tantos cargos vagos, é possível que o concurso Sefaz PR seja contemplado com uma autorização para suprir este déficit.

Novo concurso Sefaz PR é aguardado (Foto: AEN-PR)
Concurso Sefaz PR está previsto ​​​​​​(Foto: AEN-PR)

 

Comissão estuda novo concurso Sefaz PR

Em julho de 2019, o concurso teve uma comissão formada. Mas, em junho deste ano, um protocolo indicou que a equipe poderia contar com novos membros

No ano passado, o grupo recebeu o prazo de 30 dias para concluir os trabalhos e definir o número de vagas e cargos a serem oferecidos no próximo edital.

No entanto, como informado pela Fazenda, em janeiro deste ano, a seleção ainda estava sob análise e só deveria ter esse quantitativo definido após estudos da Secretária de Administração. Porém, em resposta à FOLHA DIRIGIDA em junho, a Sefaz PR informou que:

"Neste momento, não há previsão de concurso para provimento de vagas existentes no âmbito da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual".

Somente após a análise da Administração é que serão confirmados os cargos e número de vagas que serão oferecidos. De acordo com a Sefaz PR, em janeiro, 392 servidores tinham direito à aposentadoria.

Com tantas saídas previstas e mais de 800 cargos vagos, o novo concurso Sefaz PR pode contar com um alto número de vagas no próximo edital.

Saiba tudo sobre a seleção

  • Órgão: Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual (Sefaz PR)
  • Banca: a definir
  • Cargos: em estudo
  • Vagas: em estudo
  • Requisito: nível superior
  • Remuneração: a partir de R$11.046,64 (auditor)
  • Status: comissão estuda número de vagas e cargos

Último edital completa oito anos

O último concurso para a pasta ocorreu em 2012. Na época, foram oferecidas 100 vagas para a carreira de auditor-fiscal. A seleção ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

Para concorrer, foi necessário apresentar nível superior completo em qualquer área. Em 2012, os ganhos iniciais eram de R$11.046,64, para uma jornada de 40 horas.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos, que ocorreram nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná.

As provas objetivas foram divididas em duas, sendo uma com 70 e outra com 90 questões. Já as disciplinas foram distribuídas pelas áreas de:

  • Tecnologia da Informação

50 questões, sendo 40 de Língua Portuguesa e dez de Língua Inglesa;

  • Conhecimentos Gerais

20 questões, sendo oito de Língua Portuguesa e 12 de Matemática, Estatística e Lógica;

  • Direito

40 questões abrangendo Direito Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Estado do Paraná; e

  • Contabilidade e Auditoria

50 questões sobre conteúdos programáticos dessas disciplinas.

Para ser aprovado era preciso apresentar um número de acertos igual ou superior a 50% do total das questões (80), além de obter, no mínimo, 30% de acertos nas perguntas de cada área de conhecimento (Tecnologia da Informação, Conhecimentos Gerais, Direito e Contabilidade e Auditoria).

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...