Novo concurso Sefaz AL dependerá da gestão, diz secretário
Com a conclusão do concurso Sefaz AL em 2022, o próximo edital para a Secretaria seria lançado em 2023, mas prazo dependerá da nova gestão.
01/12/2021 08:55 | Atualizado: 01/12/2021 14:01Por: Juliana Goes
01/12/2021 08:55 | Atualizado: 01/12/2021 14:01 - Por: Juliana Goes

Um novo concurso Sefaz AL está no radar do atual Governo de Alagoas, mas pode não estar no da próxima gestão, a ser eleita em 2022.

Segundo o titular da Secretaria da Fazenda de Alagoas, George Santoro, há um planejamento que mantém uma política de editais para o estado.

Desta forma, um novo concurso para a Fazenda estaria nos planos para 2023, ou seja, um ano após a conclusão da atual seleção, que tem convocações previstas para fevereiro do ano que vem.

"Ainda não temos previsão para o próximo concurso. Acredito que dependerá da próxima gestão do Estado, a partir de 2023, se vai querer manter a política de concursos hoje adotada", disse o secretário em resposta a seguidores em sua rede social no último final de semana.

Ainda de acordo com o secretário, está sendo desenvolvido um projeto para melhorar o piso dos auditores e, assim, melhorar a atratividade e retenção da carreira. George Santoro acredita que nos próximo concursos esse plano já seja adotado.

Vale lembrar que, em setembro deste ano, o titular da pasta se reuniu com representantes da Associação de Servidores do Apoio Fazendário (Assefaz), para tratar a possibilidade de realização do concurso público.

"Mais um momento de diálogo e troca com os servidores, que reforça a comunicação e o alinhamento dos trabalhos em prol de Alagoas", disse o secretário.

Pela lei, além do cargo de auditor, a Secretaria da Fazenda de Alagoas conta com postos de agente controlador de arrecadação e técnico em finanças, em seu quadro Administrativo. 

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

Concurso Sefaz AL teve provas em outubro

O atual concurso da Sefaz AL teve suas provas aplicadas em outubro deste ano. Na ocasião, os candidatos precisaram responder a 160 questões, com a seguinte distribuição 

  • Língua portuguesa (cinco questões);
  • Direito administrativo (dez);
  • Direito constitucional (dez);
  • Direito empresarial (cinco);
  • Direito civil (cinco);
  • Direito penal (cinco);
  • Direito tributário (25);
  • Contabilidade geral (dez);
  • Contabilidade de custos (cinco);
  • Tecnologia da informação (15);
  • Raciocínio lógico (cinco); e
  • Conhecimentos Específicos (60).

Na avaliação discursiva, foi preciso elaborar dois estudos de caso para cada cargo. Vale lembrar que o número de inscritos para esse concurso ultrapassou os 6 mil. Ficando a concorrência da seguinte forma:

  • auditor de finanças, controle e arrecadação - 451 inscritos para oito vagas, gerando uma concorrência de 56 candidatos por vaga;
  • auditor-fiscal - 5.746 inscritos para 20 vagas, gerando uma concorrência de 287 candidatos por vaga.

Segundo o titular da pasta, a ideia é convocar imediatamente os aprovados após o término do concurso. Desta forma, os candidatos devem ser chamados até o final de fevereiro. 

"Posso falar do concurso da Sefaz, que deverá convocar até o final de fevereiro", disse.

Concurso Sefaz AL oferece 35 vagas (Foto: Ascom Sefaz)
Concurso Sefaz AL oferece 35 vagas
(Foto: Ascom Sefaz)

Concurso Sefaz AL oferece 35 vagas

concurso Sefaz AL conta com 35 vagas, sendo dez para auditores de finanças, controle e arrecadação e 25 para auditor fiscal.

Em ambos os casos, era necessário ter o nível superior em qualquer área. Os salários oferecidos serão de R$8.638,75 (auditor de finanças e controle) e R$9.899,81 (auditor fiscal da fazenda estadual), para jornada de 40 horas.

Os classificados serão contratados conforme o regime estatutário. O prazo de validade do concurso Sefaz AL será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon