Um novo concurso Sefaz AL está no radar do atual Governo de Alagoas, mas pode não estar no da próxima gestão, a ser eleita em 2022.
Segundo o titular da Secretaria da Fazenda de Alagoas, George Santoro, há um planejamento que mantém uma política de editais para o estado.
Desta forma, um novo concurso para a Fazenda estaria nos planos para 2023, ou seja, um ano após a conclusão da atual seleção, que tem convocações previstas para fevereiro do ano que vem.
"Ainda não temos previsão para o próximo concurso. Acredito que dependerá da próxima gestão do Estado, a partir de 2023, se vai querer manter a política de concursos hoje adotada", disse o secretário em resposta a seguidores em sua rede social no último final de semana.
Ainda de acordo com o secretário, está sendo desenvolvido um projeto para melhorar o piso dos auditores e, assim, melhorar a atratividade e retenção da carreira. George Santoro acredita que nos próximo concursos esse plano já seja adotado.
Vale lembrar que, em setembro deste ano, o titular da pasta se reuniu com representantes da Associação de Servidores do Apoio Fazendário (Assefaz), para tratar a possibilidade de realização do concurso público.
"Mais um momento de diálogo e troca com os servidores, que reforça a comunicação e o alinhamento dos trabalhos em prol de Alagoas", disse o secretário.
Pela lei, além do cargo de auditor, a Secretaria da Fazenda de Alagoas conta com postos de agente controlador de arrecadação e técnico em finanças, em seu quadro Administrativo.
O atual concurso da Sefaz AL teve suas provas aplicadas em outubro deste ano. Na ocasião, os candidatos precisaram responder a 160 questões, com a seguinte distribuição
Na avaliação discursiva, foi preciso elaborar dois estudos de caso para cada cargo. Vale lembrar que o número de inscritos para esse concurso ultrapassou os 6 mil. Ficando a concorrência da seguinte forma:
Segundo o titular da pasta, a ideia é convocar imediatamente os aprovados após o término do concurso. Desta forma, os candidatos devem ser chamados até o final de fevereiro.
"Posso falar do concurso da Sefaz, que deverá convocar até o final de fevereiro", disse.
O concurso Sefaz AL conta com 35 vagas, sendo dez para auditores de finanças, controle e arrecadação e 25 para auditor fiscal.
Em ambos os casos, era necessário ter o nível superior em qualquer área. Os salários oferecidos serão de R$8.638,75 (auditor de finanças e controle) e R$9.899,81 (auditor fiscal da fazenda estadual), para jornada de 40 horas.
Os classificados serão contratados conforme o regime estatutário. O prazo de validade do concurso Sefaz AL será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.