Concurso Sefaz AL: provas em 30 dias, confirma secretário
Após diálogo com Cebraspe, em meio à suspensão da seleção da PM AL, secretário da Fazenda confirma cronograma e provas do concurso Sefaz AL.
24/09/2021 08:57 | Atualizado: 27/09/2021 07:46
24/09/2021 08:57 | Atualizado: 27/09/2021 07:46

O secretário da Fazenda do Alagoas, George Santoro, confirmou a manutenção do cronograma do concurso Sefaz AL. A declaração foi dada na última quinta-feira, 23, após a pasta ter retorno da banca organizadora sobre os procedimentos de segurança para a realização das provas.

A questão entre o Cebraspe e a Secretaria da Fazenda de Alagoas foi levantada após candidatos questionarem a segurança para as provas, considerando as suspeitas de fraude envolvendo a seleção da PM AL, que também é organizada pela banca.

Segundo o secretário, o Cebraspe respondeu o ofício enviado pela pasta e o retorno, com os procedimentos para o exame, foram considerados satisfatórios.

"Eu tomei providências junto ao Cebraspe, para verificar como estava a segurança e os procedimentos dela pro concurso. A instituição me respondeu e eu fiquei satisfeito com a resposta que ela me deu. Então está tudo dentro do planejado e dentro do cronograma", disse em suas redes sociais (confira aqui ).

Secretário confirma cronograma do concurso Sefaz AL (Foto: Divulgação)
Secretário confirma cronograma do
concurso Sefaz AL (Foto: Divulgação)

Concurso para auditores terá provas em outubro

Com as medidas, o concurso Sefaz AL segue em andamento. A seleção conta com 35 vagas, sendo dez para auditores de finanças, controle e arrecadação e 25 para auditor fiscal.

Em ambos os casos, era necessário ter o nível superior em qualquer área. Os salários oferecidos serão de R$8.638,75 (auditor de finanças e controle) e R$9.899,81 (auditor fiscal da fazenda estadual), para jornada de 40 horas.

As inscrições terminaram em agosto e, agora, os candidatos aguardam pelas provas. Os exames ocorrerão nos dias 23 (objetiva) e 24 (discursiva) de outubro, na cidade de Maceió.

A prova objetiva será aplicada no turno da tarde e terá quatro horas e meia de duração. Ao todo, serão cobradas 160 questões, para ambos os cargos, sendo elas sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa (cinco questões);
  • Direito administrativo (dez);
  • Direito constitucional (dez);
  • Direito empresarial (cinco);
  • Direito civil (cinco);
  • Direito penal (cinco);
  • Direito tributário (25);
  • Contabilidade geral (dez);
  • Contabilidade de custos (cinco);
  • Tecnologia da informação (15);
  • Raciocínio lógico (cinco); e
  • Conhecimentos Específicos (60).

Na parte Específica, serão 12 questões de Finanças Públicas e Controle de Arrecadação Tributária e 48 de Tecnologia da Informação, para o cargo de auditor de finanças.

Os candidatos ao cargo de auditor fiscal responderão nessa parte a 30 perguntas de Legislação Tributária e 30 de Auditoria Fiscal.

Já a prova discursiva terá três horas de duração e será composta por dois estudos de caso, para cada cargo.

O exame será realizado no dia 24 de outubro, na parte da manhã, com a seguinte divisão: auditor de finanças (Gestão e Governança de TI e Sistemas de Informação); e auditor fiscal (Auditoria Fiscal e Legislação Tributária Estadual).

Folha Cursos

Para ser aprovado na objetiva será preciso obter nota igual ou superior a 20 pontos em Conhecimentos Básicos, a 18 pontos na parte Específica e 48 pontos ou mais no conjunto das avaliações.

Serão corrigidas somente as provas discursivas dos candidatos aprovados no exame objetivo e classificados até a 24ª posição, na ampla concorrência, no cargo de auditor de finanças, e até a 60ª posição, na carreira de auditor fiscal.

Para as vagas reservadas, os candidatos precisam se classificar até a 6ª e 15ª posição, respectivamente.

Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver 25 pontos ou mais. Os classificados serão contratados conforme o regime estatutário.

O prazo de validade do concurso Sefaz AL será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Quer receber novidades sobre concursos?
Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!
Newsletter
Receba notícias recomendadas para você!
É só se cadastrar e seguir concursos de seu interesse para receber notícias exclusivas direto na sua página inicial.
icon